ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO (2019/2021)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v13-2022-76398Palabras clave:
Ensino de Geografia, Currículo, BNCCResumen
Decorridos três anos da publicação da última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seis do início do processo de sua elaboração, muitas dissertações e teses foram defendidas. O presente artigo pretende mapeá-las. Com vistas à recente reforma do Ensino Médio (2017), focamos nas pesquisas que privilegiaram esse nível da Educação Básica. O estudo é de natureza qualitativa e recorremos a um levantamento documental sobre o tema. Para tanto, dirigimo-nos a dois repositórios de teses e dissertações: a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Nosso universo empírico ficou constituído de 63 teses e dissertações, possibilitando categorizá-las em sete marcadores. Esse repositório de pesquisa permite clarificar o debate e sugerir rumos para pesquisas sobre formação de professores, metodologias inovadoras, avaliação de estudantes e análise de material didático.
Referencias
GIARETA, Paulo Fioravante. A produção de conhecimento sobre a Base Nacional Comum Curricular no Brasil: levantamento de teses, dissertações e artigos. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos em Política Educativa, Ponta Grossa, v. 6, e2118101, p. 1-38, 2021.
JORDÃO, Gabriela Fernandes. As disputas em torno do cidadão: a reestruturação urbana, as políticas curriculares e a formação do jovem na cidade – qual o papel da geografia escolar? 2020. 140f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
MATOS, Daniel Abud Seabra; JARDILINO, José Rubens Lima. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação , v. 1, p. 20-31, 2016.
PINHEIRO, Antonio Carlos. O ensino de Geografia no Brasil: catálogo de dissertações e teses (1967-2003). 2. ed. Goiânia: Ed. Vieira, 2020.
SANTOS, Leovan Alves dos. O professor de Geografia do Ensino Médio, orientações curriculares recentes e os conteúdos relacionados à geopolítica. 2021. 227f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.
VALLADARES, Marisa T. Rosa; GIRARDI, Gisele; NOVAES, Ínia Franco de; NUNES, Flaviana Gasparotti. Contexto da construção da primeira e segunda versões da Base Nacional Comum Curricular no componente curricular de geografia. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 3, n. 6, p. 7-18, jul./dez. 2016.
VERDÉRIO, Alex; BARROS, Adriana Junkerfeuerborn de. A Educação do Campo frente à Base Nacional Comum Curricular. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-16, 15 out. 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Juliano Rosa Gonçalves

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os conteúdos publicados na Revista de Ensino de Geografia estão licenciados sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que os autores mantêm os direitos autorais sobre seus trabalhos, permitindo o compartilhamento, adaptação, distribuição e reprodução em qualquer meio ou formato, desde que seja dado o devido crédito à autoria original e à fonte da publicação.
Para mais informações sobre esta licença, acesse: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/


