A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA PARA FORMAÇÃO E COMPREENSÃO DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS NO CURSO GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD UAB/UFAL

Autores

  • Michele Emanuelle Silva Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Klévia Lima Delmiro Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Claudionor de Oliveira Silva Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Palavras-chave:

Monitoria, Geografia, Formação Inicial

Resumo

O estudo tem o objetivo de levar o futuro docente a refletir sobre práticas que aliem o estudo sobre as categorias geográficas junto aos alunos da educação básica. A velocidade do acesso às informações e o papel da docência sofreram modificações ao longo das últimas décadas, com isso a universidade também precisou rever sua postura frente a tais mudanças. Este estudo tem abordagem qualitativa e envolve a observação, leitura, análise e interpretação dos referenciais teóricos, com levantamento bibliográfico e aplicação de questionários semiestruturados aos monitores na formação inicial do curso de Geografia licenciatura EAD UAB/UFAL. Assim, por meio deste estudo destaca-se a importância da monitoria para a formação dos discentes/monitores, no período de 2014 a 2017, nos polos Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. Nesta perspectiva, pode-se inferir que a experiência do aluno monitor na formação inicial proporciona ao futuro docente a interação e a vivência, proporcionando contribuições à formação inicial do licenciando em Geografia.

Biografia do Autor

  • Michele Emanuelle Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Aluna do curso de Geografia Licenciatura EaD da Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió-AL.

  • Klévia Lima Delmiro, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Professora do Curso de Geografia UAB-UFAL, Maceió -AL.

  • Claudionor de Oliveira Silva, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

    Doutor em Ciências Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari (Univates), Lajeado-RS.

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Publicado

04/03/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA PARA FORMAÇÃO E COMPREENSÃO DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS NO CURSO GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD UAB/UFAL. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 86–97, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76390. Acesso em: 21 abr. 2025.