A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA PARA FORMAÇÃO E COMPREENSÃO DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS NO CURSO GEOGRAFIA LICENCIATURA EAD UAB/UFAL
Palavras-chave:
Monitoria, Geografia, Formação InicialResumo
O estudo tem o objetivo de levar o futuro docente a refletir sobre práticas que aliem o estudo sobre as categorias geográficas junto aos alunos da educação básica. A velocidade do acesso às informações e o papel da docência sofreram modificações ao longo das últimas décadas, com isso a universidade também precisou rever sua postura frente a tais mudanças. Este estudo tem abordagem qualitativa e envolve a observação, leitura, análise e interpretação dos referenciais teóricos, com levantamento bibliográfico e aplicação de questionários semiestruturados aos monitores na formação inicial do curso de Geografia licenciatura EAD UAB/UFAL. Assim, por meio deste estudo destaca-se a importância da monitoria para a formação dos discentes/monitores, no período de 2014 a 2017, nos polos Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. Nesta perspectiva, pode-se inferir que a experiência do aluno monitor na formação inicial proporciona ao futuro docente a interação e a vivência, proporcionando contribuições à formação inicial do licenciando em Geografia.
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