ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA LEITURA CRÍTICA DOS LUGARES DE MEMÓRIA DA CIDADE: EDIFICAÇÕES, MONUMENTOS E PRAÇAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v13-2022-76383Palavras-chave:
Ensino, Cidade, Espaço geográfico, Lugares de memóriaResumo
O trabalho discute o ensino de geografia no contexto da educação básica a partir da análise da produção do espaço geográfico e sua relação com os lugares de memória da cidade. Analisa-se a importância da leitura desses lugares da cidade, enquanto espaços concretos e dotados de sentido, que permitem compreender o tempo e o espaço no contexto da cidade. Nessa perspectiva, lugares como edificações, monumentos e praças podem ser objeto de investigação pedagógica nas aulas de geografia, permitindo identificar, caracterizar e realizar uma leitura crítica dos lugares de memória da cidade, que contam parte da trajetória de construção dos espaços da cidade no tempo. Propõe-se também uma leitura crítica da dinâmica espaço-temporal das cidades, aprofundando e ampliando a compreensão da historicidade dos lugares que constituem a cidade. O estudo busca contribuir para o debate sobre novas possibilidades de ensino de geografia, considerando a riqueza de objetos de pesquisa que se encontram fora da sala de aula, o que permite aos estudantes melhor compreender os diferentes elementos que constituem a geografia enquanto ciência que busca compreender o espaço geográfico, produzido e transformado no tempo, através da intervenção produzida pelo homem.
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