ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA LEITURA CRÍTICA DOS LUGARES DE MEMÓRIA DA CIDADE: EDIFICAÇÕES, MONUMENTOS E PRAÇAS

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

Palavras-chave:

Ensino, Cidade, Espaço geográfico, Lugares de memória

Resumo

 O trabalho discute o ensino de geografia no contexto da educação básica a partir da análise da produção do espaço geográfico e sua relação com os lugares de memória da cidade. Analisa-se a importância da leitura desses lugares da cidade, enquanto espaços concretos e dotados de sentido, que permitem compreender o tempo e o espaço no contexto da cidade. Nessa perspectiva, lugares como edificações, monumentos e praças podem ser objeto de investigação pedagógica nas aulas de geografia, permitindo identificar, caracterizar e realizar uma leitura crítica dos lugares de memória da cidade, que contam parte da trajetória de construção dos espaços da cidade no tempo. Propõe-se também uma leitura crítica da dinâmica espaço-temporal das cidades, aprofundando e ampliando a compreensão da historicidade dos lugares que constituem a cidade. O estudo busca contribuir para o debate sobre novas possibilidades de ensino de geografia, considerando a riqueza de objetos de pesquisa que se encontram fora da sala de aula, o que permite aos estudantes melhor compreender os diferentes elementos que constituem a geografia enquanto ciência que busca compreender o espaço geográfico, produzido e transformado no tempo, através da intervenção produzida pelo homem.

Biografia do Autor

  • Daniel Luciano Gevehr, Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

    Licenciado em Geografia (UNINTER) e História (UNISINOS); mestre e doutor em História (UNISINOS); professor titular do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

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Publicado

04/03/2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA LEITURA CRÍTICA DOS LUGARES DE MEMÓRIA DA CIDADE: EDIFICAÇÕES, MONUMENTOS E PRAÇAS. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 31–46, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76383. Acesso em: 21 abr. 2025.