GEOGRAFIA EM HORÁRIO NOBRE: O QUE A NOVELA PANTANAL NOS ENSINA SOBRE O CONCEITO DE LUGAR?

Autores

  • Wilcilene da Silva Corrêa Coêlho Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Amélia Regina Batista Nogueira Universidade Federal do Amazonas - UFAM

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v13-2022-76382

Palavras-chave:

Lugar, Ensino de geografia, BNCC, Pantanal, Mídia de massa

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar o conceito de lugar apresentado na mídia como forma prática de aprender geografia. Muitas vezes o saber apresentado pelos livros didáticos pode se mostrar sem significado e distante da realidade, como por muitos anos se mostrou no passado mnemônico da ciência geográfica. A proposta da geografia renovada é de um aprendizado mais significativo e prático, para o qual bem se aplica a perspectiva fenomenológica. Destacam-se inicialmente importantes autores e suas conceituações e colaborações acerca dessa perspectiva, em seguida se estabelece o paralelo entre o ensino de geografia e o conceito de lugar e, por fim, uma breve e despretensiosa análise de cenas e contextos da novela Pantanal, que pode contribuir para a aprendizagem significativa do lugar enquanto espaço vivido. Entende-se que o uso previamente planejado e bem selecionado desse recurso audiovisual, cujas cenas são amplamente divulgadas em formato gratuito tanto na televisão quanto nas redes sociais, pode se configurar como uma estratégia exitosa no ensino de geografia.

Biografia do Autor

  • Wilcilene da Silva Corrêa Coêlho, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

  • Amélia Regina Batista Nogueira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

    Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM

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Publicado

03-04-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GEOGRAFIA EM HORÁRIO NOBRE: O QUE A NOVELA PANTANAL NOS ENSINA SOBRE O CONCEITO DE LUGAR?. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 25, p. 17–30, 2023. DOI: 10.14393/REG-v13-2022-76382. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76382. Acesso em: 28 dez. 2025.