MAQUETES E JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76329Palavras-chave:
Recursos Didáticos, Linguagens, Maquete, Jogos, Mediação PedagógicaResumo
Os relatos que seguem foram produzidos a partir da experiência como docente da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. A dificuldade dos discentes em compreender temas e conteúdos geográficos foi a motivação para a utilização de diferentes recursos didáticos, de forma que os estudantes pudessem ler o espaço e o lugar em que vivem, bem como compreender conceitos de forma mais dinâmica e interessante. Além disso, os recursos didáticos precisavam ser adaptados para se ensinar Geografia nos Anos Iniciais, uma vez que os pedagogos ocuparão os espaços escolares voltados para a educação infantil. O procedimento metodológico foi dividido em três etapas: em um primeiro momento ocorreu a revisão bibliográfica mediada com aulas dialógicas; em um segundo momento, os discentes produziram as maquetes e os jogos que serviriam como recursos didáticos para a mediação pedagógica; em um terceiro momento, os estudantes adaptaram estes instrumentos para ensinar os conteúdos geográficos nos Anos Iniciais. Esse processo tem duração de um semestre, e o resultado são discentes mais envolvidos e curiosos em compreender o espaço e o lugar do seu cotidiano. E, mais que isso, capazes de explicar os fenômenos sociais, naturais, culturais que produzem o espaço geográfico de maneira mais lúdica e eficaz.
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