Estágio na Extensão

experiência com o ensino de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados

Autores

  • Júlia Sonaglio Pedrassani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-5435-3835
  • Samanta Kélly Menoncin Pierozan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Carina Fior Postingher Balzan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Kleber Eckert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n22021-63509

Palavras-chave:

Português como língua de acolhimento, Extensão universitária, Estágio de extensão

Resumo

Este relato de experiência apresenta a realização de um estágio no Curso de Extensão Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados como parte da disciplina “Estágio Supervisionado – Projetos de Extensão” do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves. Para tanto, apresenta-se uma revisão bibliográfica acerca da extensão universitária, bem como a indissociabilidade que se estabelece com a pesquisa e o ensino. Além disso, são abordados conceitos relacionados ao ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), concepção de ensino que embasa o curso de extensão. Apresenta-se a estruturação do curso de língua portuguesa para imigrantes e refugiados, sua adaptação para o formato de ensino remoto e sua realização como atividade curricular inserida no Curso de Licenciatura em Letras. Ao final da prática de estágio, ficou evidente a importância dessa ação de extensão na comunidade em que a instituição de ensino se insere, visto que ela é fundamental para a integração de imigrantes e refugiados à sociedade brasileira. O estágio enriqueceu a formação dos licenciandos, que puderam vivenciar uma prática docente diferenciada, compartilhando conhecimentos com esse grupo específico de alunos.

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Biografia do Autor

Júlia Sonaglio Pedrassani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduanda em Letras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves, Brasil.

Samanta Kélly Menoncin Pierozan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Carina Fior Postingher Balzan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves, Brasil.

Kleber Eckert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutor em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves, Brasil.

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Publicado

18-01-2022

Como Citar

PEDRASSANI, J. S.; PIEROZAN, S. K. M.; BALZAN, C. F. P.; ECKERT, K. Estágio na Extensão : experiência com o ensino de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 123–131, 2022. DOI: 10.14393/REE-v20n22021-63509. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/63509. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência