Estágio na Extensão

experiência com o ensino de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados

Autores

  • Júlia Sonaglio Pedrassani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-5435-3835
  • Samanta Kélly Menoncin Pierozan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Carina Fior Postingher Balzan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Kleber Eckert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n22021-63509

Palavras-chave:

Português como língua de acolhimento, Extensão universitária, Estágio de extensão

Resumo

Este relato de experiência apresenta a realização de um estágio no Curso de Extensão Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados como parte da disciplina “Estágio Supervisionado – Projetos de Extensão” do Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves. Para tanto, apresenta-se uma revisão bibliográfica acerca da extensão universitária, bem como a indissociabilidade que se estabelece com a pesquisa e o ensino. Além disso, são abordados conceitos relacionados ao ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), concepção de ensino que embasa o curso de extensão. Apresenta-se a estruturação do curso de língua portuguesa para imigrantes e refugiados, sua adaptação para o formato de ensino remoto e sua realização como atividade curricular inserida no Curso de Licenciatura em Letras. Ao final da prática de estágio, ficou evidente a importância dessa ação de extensão na comunidade em que a instituição de ensino se insere, visto que ela é fundamental para a integração de imigrantes e refugiados à sociedade brasileira. O estágio enriqueceu a formação dos licenciandos, que puderam vivenciar uma prática docente diferenciada, compartilhando conhecimentos com esse grupo específico de alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Sonaglio Pedrassani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduanda em Letras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves, Brasil.

Samanta Kélly Menoncin Pierozan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. 

Carina Fior Postingher Balzan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves, Brasil.

Kleber Eckert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutor em Letras pela Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves, Brasil.

Referências

ABRANCHES, M. Política Nacional de extensão Universitária 2010: identidade e diretriz para a prática extensionista no ensino superior brasileiro. In: SILVA, L. D.; CÂNDIDO, J. G. (org.). Extensão universitária: conceitos, propostas e provocações. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2014. p. 21-37.

ALMEIDA, D. S.; CAPUTO, M. C. Extensão universitária e cidadania: conceitos, histórico e práticas no Brasil e na UFBA. In: CAPUTO, M. C.; TEIXEIRA, C. F. Universidade e sociedade: concepções e projetos de extensão universitária. Salvador: EdUFBA, 2015. p. 15-31.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 13 set. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL – IFRS. Projeto Pedagógico Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa. Bento Gonçalves, 2017. Disponível em: https://ifrs.edu.br/bento/wp-content/uploads/sites/13/2021/08/PPC_Letras_BG_com_Anexos_2017.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.

GROSSO, M. J. R. Língua de acolhimento, língua de interação. Horizontes de linguística aplicada, Brasília, v. 9, n. 2, p. 61-77, 2010. Doi: 10.26512/rhla.v9i2.886. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/886. Acesso em: 15 maio 2020.

PEDRASSANI, J. S. et al. Análise de materiais didáticos para o ensino de português como língua de acolhimento. Linguasagem, São Carlos, v. 1, n. 39, p. 17-44, 2021. Disponível em: http://www.linguasagem.ufscar.br/index.php/linguasagem/article/view/1351. Acesso em: 20 dez. 2021.

SÃO BERNARDO, M. A. de. Português como língua de acolhimento: um estudo com imigrantes e pessoas em situação de refúgio no Brasil. 2016. 206 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8126?show=full. Acesso em: 12 jun. 2020.

SILVA, L. D.; BERNARDES, M. A.; PELARIN, A. L. Indicadores e parâmetros para a estrutura da extensão universitária em uma IES: algumas propostas. In: SILVA, L. D.; CÂNDIDO, J. G. (org.). Extensão universitária: conceitos, propostas e provocações. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2014. p. 21-37.

STERN, H. H. Fundamental concepts of language teaching. Oxford: Oxford University Press, 1983.

Downloads

Publicado

18-01-2022

Como Citar

PEDRASSANI, J. S.; PIEROZAN, S. K. M.; BALZAN, C. F. P.; ECKERT, K. Estágio na Extensão : experiência com o ensino de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 123–131, 2022. DOI: 10.14393/REE-v20n22021-63509. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/63509. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência