Educação em saúde com universitários em tempos de Covid-19

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62497

Palavras-chave:

Educação em saúde, Promoção em saúde, Empoderamento para a saúde, Covid-19

Resumo

O presente relato objetiva descrever a experiência vivenciada por membros do Grupo de Estudos e Pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr) na execução de atividades de educação em saúde, junto a graduandos de uma Universidade no Triângulo Mineiro. As atividades de educação em saúde ocorreram por meio de curso de extensão, em diálogos abrangendo saúde, qualidade de vida e estilo de vida saudável, respaldados no paradigma salutogênico. O curso foi realizado virtualmente, através do Google Meet, em cinco encontros, no período de 15 a 19 de junho de 2020, pela equipe organizadora composta por 12 membros do grupo ProLiSaBr, um especialista do tema em cada dia e 77 universitários. Neste contexto, abordaram-se os temas resiliência, atividade física, nutrição, água, sol, confiança, equilíbrio, repouso, sono, empoderamento e sentido de coerência. A educação em saúde oportunizou reflexões acerca da concepção de saúde, promoção da saúde e qualidade de vida. Esse curso propiciou também o compartilhamento de vivências coletivas no processo de desconstrução e construção de perspectivas, frente aos impactos da pandemia da Covid-19 no contexto universitário, e, como produto, um canal no YouTube.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Aparecida de Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil;  estágio pós-doutoral em Serviço Social pela Escola Nacional de Saúde pública na Universidade Nova de Lisboa, Portugal; professora associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr); membro do Grupo de Pesquisa: Ciclos de Vida, Família e Saúde no Contexto Social.

Kellen Campos Castro Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Atenção à Saúde na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr).

Claudia Helena Julião, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral em Serviço Social na mesma instituição; professora associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil;  líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adoção (GEPA); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr).

Isadora Catananti Ardenghi Andrade, Escola Nacional de Saúde Pública

Pós-graduanda (Especialização) em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), Rio de Janeiro, Brasil; assistente social; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde (ProLiSaBr). 

Referências

ABREU, P. H. B.; ALONZO, H. G. A. Salutogênese-camponês a camponês: uma metodologia para promoção da saúde de populações expostas a agrotóxicos. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 4, p. 261-74, 2018. Doi: 10.1590/0103-11042018S421. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/bBvpcNhb5bf9mpKgcvGxYcK/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2021.

BATALHA, E. Promoção da saúde: fonte de vida... A luz do sol evita doenças e traz bem estar, mas moderação é a palavra chave na hora de se expor. Radis, Rio de Janeiro, v. 170, p. 26-28, 2016. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/phocadownload/revista/Radis170_web.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.

BRANDÃO, J. M.; MAHFOUD, M.; GIANORDOLI-NASCIMENTO, I. F. A construção do conceito de resiliência em psicologia: discutindo as origens. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 49, p. 263-271, 2011. Doi: 10.1590/S0103-863X2011000200014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/X8smHqGPJnV9jWTCYTmTmrx/?lang=pt. Acesso em: 16 maio 2021.

BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Diretrizes de educação em saúde visando à promoção da saúde: documento base. Brasília: Funasa, 2007. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/documents/20182/38937/Educa%C3%A7ao++em+Saude+-+Diretrizes.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As cartas da promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartas_promocao.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/11/protocolo-manejo-coronavirus.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.

BRASIL. Política Nacional de Promoção da Saúde. 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/portaria687_2006_anexo1.pdf. Acesso em: 23 maio 2021.

BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007. Doi: 10.1590/S0103-73312007000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/msNmfGf74RqZsbpKYXxNKhm/?lang=pt. Acesso em: 16 maio 2021.

DIAS, É.; PINTO, F. C. F. A educação e a Covid-19. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 545-554, 2020. Doi: 10.1590/S0104-40362019002801080001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/mjDxhf8YGdk84VfPmRSxzcn/?lang=pt. Acesso em: 16 maio 2021.

HEIDEMANN, I. T. S. B. et al. Reflexões sobre o itinerário de pesquisa de Paulo Freire: contribuições para a saúde. Texto & Contexto Enferm., Florianópolis, v. 26, n. 4, 2017. Doi: 10.1590/0104-07072017000680017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/pdfHS9bS8fqwp5BTcPqL64L/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2021.

KETZER, P. A irredutibilidade do conceito de confiança na epistemologia do testemunho. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 21, n. 3, p. 496-513, set./dez., 2016. Doi: 10.18226/21784612.V21.N3.03. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4324. Acesso em: 15 maio 2021.

KLEBA, M. E.; WENDAUSEN, A. Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde e Soc., São Paulo, v. 18, n. 4, p. 733-743, 2009. Doi: 10.1590/S0104-12902009000400016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/pnCDbh88LDqWwDTx9pGK39h/?lang=pt. Acesso em: 13 maio 2021.

MANDETTA, M. A.; BALIEIRO, M. M. F. G. A pandemia da COVID-19 e suas implicações para o cuidado centrado no paciente e família em unidade pediátrica hospitalar. Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped., v. 20, (especial COVID-19), p. 77-84, 2020. Doi: 10.31508/1676-3793202000000128. Disponível em: https://journal.sobep.org.br/article/a-pandemia-da-covid-19-e-suas-implicacoes-para-o-cuidado-centrado-no-paciente-e-familia-em-unidade-pediatrica-hospitalar/. Acesso em: 15 maio 2021.

MARÇAL, C. C. B. et al. A salutogênese na pesquisa em saúde: uma revisão integrativa. Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 26, 2018. Doi: 10.12957/reuerj.2018.37954. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/37954. Acesso em: 20 maio 2021.

MOROSINI, M. V.; FONSECA, A. F.; PEREIRA, I. B. Educação em Saúde. In: PEREIRA, I. B.; LIMA, J. C. F. Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. p. 155-162.

PEREIRA, É. F.; TEIXEIRA, C. S.; SANTOS, A. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 241-250, abr./jun., 2012. Doi: 10.1590/S1807-55092012000200007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45895. Acesso em: 16 maio 2021.

SABOGA-NUNES, L. et al. O papel da literacia para a saúde e educação para a saúde na promoção da saúde. Curitiba: CRV, 2019.

SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedia, 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal de Direitos Humanos. Nova Iorque: ONU, 1948. Disponível em: https://www.ohchr.org/en/udhr/pages/Language.aspx?LangID=por. Acesso em: 22 jun. 2021.

Downloads

Publicado

29-10-2021

Como Citar

SOUSA, R. A. de .; MOREIRA, K. C. C.; JULIÃO, C. H.; ANDRADE, I. C. A. . Educação em saúde com universitários em tempos de Covid-19: relato de experiência. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 120–133, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-62497. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/62497. Acesso em: 30 dez. 2024.