Educação em saúde com universitários em tempos de Covid-19

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62497

Palavras-chave:

Educação em saúde, Promoção em saúde, Empoderamento para a saúde, Covid-19

Resumo

O presente relato objetiva descrever a experiência vivenciada por membros do Grupo de Estudos e Pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr) na execução de atividades de educação em saúde, junto a graduandos de uma Universidade no Triângulo Mineiro. As atividades de educação em saúde ocorreram por meio de curso de extensão, em diálogos abrangendo saúde, qualidade de vida e estilo de vida saudável, respaldados no paradigma salutogênico. O curso foi realizado virtualmente, através do Google Meet, em cinco encontros, no período de 15 a 19 de junho de 2020, pela equipe organizadora composta por 12 membros do grupo ProLiSaBr, um especialista do tema em cada dia e 77 universitários. Neste contexto, abordaram-se os temas resiliência, atividade física, nutrição, água, sol, confiança, equilíbrio, repouso, sono, empoderamento e sentido de coerência. A educação em saúde oportunizou reflexões acerca da concepção de saúde, promoção da saúde e qualidade de vida. Esse curso propiciou também o compartilhamento de vivências coletivas no processo de desconstrução e construção de perspectivas, frente aos impactos da pandemia da Covid-19 no contexto universitário, e, como produto, um canal no YouTube.

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Biografia do Autor

Rosane Aparecida de Sousa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil;  estágio pós-doutoral em Serviço Social pela Escola Nacional de Saúde pública na Universidade Nova de Lisboa, Portugal; professora associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr); membro do Grupo de Pesquisa: Ciclos de Vida, Família e Saúde no Contexto Social.

Kellen Campos Castro Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Atenção à Saúde na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr).

Claudia Helena Julião, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; estágio pós-doutoral em Serviço Social na mesma instituição; professora associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Triangulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil;  líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Adoção (GEPA); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr).

Isadora Catananti Ardenghi Andrade, Escola Nacional de Saúde Pública

Pós-graduanda (Especialização) em Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ), Rio de Janeiro, Brasil; assistente social; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde (ProLiSaBr). 

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Publicado

29-10-2021

Como Citar

SOUSA, R. A. de .; MOREIRA, K. C. C.; JULIÃO, C. H.; ANDRADE, I. C. A. . Educação em saúde com universitários em tempos de Covid-19: relato de experiência. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 120–133, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-62497. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/62497. Acesso em: 22 jul. 2024.