Educação em saúde com universitários em tempos de Covid-19
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62497Palavras-chave:
Educação em saúde, Promoção em saúde, Empoderamento para a saúde, Covid-19Resumo
O presente relato objetiva descrever a experiência vivenciada por membros do Grupo de Estudos e Pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr) na execução de atividades de educação em saúde, junto a graduandos de uma Universidade no Triângulo Mineiro. As atividades de educação em saúde ocorreram por meio de curso de extensão, em diálogos abrangendo saúde, qualidade de vida e estilo de vida saudável, respaldados no paradigma salutogênico. O curso foi realizado virtualmente, através do Google Meet, em cinco encontros, no período de 15 a 19 de junho de 2020, pela equipe organizadora composta por 12 membros do grupo ProLiSaBr, um especialista do tema em cada dia e 77 universitários. Neste contexto, abordaram-se os temas resiliência, atividade física, nutrição, água, sol, confiança, equilíbrio, repouso, sono, empoderamento e sentido de coerência. A educação em saúde oportunizou reflexões acerca da concepção de saúde, promoção da saúde e qualidade de vida. Esse curso propiciou também o compartilhamento de vivências coletivas no processo de desconstrução e construção de perspectivas, frente aos impactos da pandemia da Covid-19 no contexto universitário, e, como produto, um canal no YouTube.
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