Desenvolvimento do pensamento computacional por meio da Ciência da Computação Desplugada e do Scratch

Autores

  • Patricia Cristina Venturini Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-50497

Palavras-chave:

Pensamento Computacional., Ciência da Computação Desplugada, Scratch

Resumo

Este trabalho relata uma atividade de extensão, desenvolvida pela Universidade Federal de Uberlândia em uma escola pública da cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, no âmbito do projeto “Pensamento Computacional na Escola”, tendo como intuito estimular e desenvolver o pensamento computacional de crianças do sexto ano do ensino fundamental. Abordagem de Ciência de Computação Desplugada e ferramenta de programação Scratch foram utilizadas para este fim. Ficou evidenciado que atividades desplugadas servem de apoio e agente facilitador para compreensão e criação de programas computacionais. A falta de maturidade da maior parte das crianças nessa faixa etária exige que, inicialmente, as atividades de programação aconteçam de forma guiada.

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Biografia do Autor

Patricia Cristina Venturini, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Física pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

22-01-2020

Como Citar

VENTURINI, P. C. Desenvolvimento do pensamento computacional por meio da Ciência da Computação Desplugada e do Scratch. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 200–208, 2020. DOI: 10.14393/REE-v18n22019-50497. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/50497. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência