Desenvolvimento do pensamento computacional por meio da Ciência da Computação Desplugada e do Scratch
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-50497Palavras-chave:
Pensamento Computacional., Ciência da Computação Desplugada, ScratchResumo
Este trabalho relata uma atividade de extensão, desenvolvida pela Universidade Federal de Uberlândia em uma escola pública da cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, no âmbito do projeto “Pensamento Computacional na Escola”, tendo como intuito estimular e desenvolver o pensamento computacional de crianças do sexto ano do ensino fundamental. Abordagem de Ciência de Computação Desplugada e ferramenta de programação Scratch foram utilizadas para este fim. Ficou evidenciado que atividades desplugadas servem de apoio e agente facilitador para compreensão e criação de programas computacionais. A falta de maturidade da maior parte das crianças nessa faixa etária exige que, inicialmente, as atividades de programação aconteçam de forma guiada.
Downloads
Referências
BELL, T., WITTEN, I. H.; FELLOWS, M. Ensinando ciência da computação sem o uso do computador. 2011. Disponível em: https://classic.csunplugged.org/wp-content/uploads/2014/12/CSUnpluggedTeachers-portuguese-brazil-feb-2011.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019.
BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado em Informática da Educação) – Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação–PNE e dá outras providências. Brasília, DF, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2018.
COSTA, K. P. C.; AZEVEDO, M.; MADEIRA, C. Facilitando o uso do Scratch por meio de atividade desplugada que introduz o estudo do plano cartesiano. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2018, Porto Alegre. Anais [...]. Doi: 10.5753/cbie.wcbie.2018.778.
KOLOGESKI, A. L. et al. Desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento computacional: experiências no contexto do projeto logicando. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. Doi: 10.22456/1679-1916.70686.
WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, march 2006. Doi: 10.1145/1118178.1118215.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.