Projeto menino passarinho: o cuidado com a infância
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20790Resumo
O Projeto Menino Passarinho foi desenvolvido em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e a ONG Estação Vida. O trabalho foi realizado através da interface entre a Psicologia Clínica, a Comunitária e a Educação. O projeto, que objetivou o cuidado e a atenção direcionados à infância, foi realizado no Bairro Shopping Park, onde as crianças estão sujeitas a várias condições de risco. Foram realizados dezesseis encontros com quatro grupos de, aproximadamente, oito crianças, com idades entre 6 e 9 anos. Nos encontros semanais, foram coordenadas oficinas com temas disparadores. Contamos com a criação de um espaço lúdico em que as crianças tinham oportunidade de brincar e se relacionar em grupo, desenvolvendo o reconhecimento do outro e o respeito pelas diferenças. A técnica principal de intervenção foi o diálogo e a escuta ativa. Concluímos que, a partir do trabalho, as crianças desenvolveram uma identidade grupal que proporcionou suporte emocional, uma maior organização afetiva em relação a elas mesmas e aos outros. Por fim, compreendemos que a Psicologia Clínica Comunitária com crianças é um campo ainda pouco explorado e, em função disso, o caminho construído ao longo da prática proporcionou às crianças a reflexão da realidade, além de suporte para a construção do si mesmas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Aline Ferreira Rosa, Layla Raquel Silva Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.