Projeto menino passarinho: o cuidado com a infância

Autores

  • Aline Ferreira Rosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Layla Raquel Silva Gomes

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20790

Resumo

O Projeto Menino Passarinho foi desenvolvido em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e a ONG Estação Vida. O trabalho foi realizado através da interface entre a Psicologia Clínica, a Comunitária e a Educação. O projeto, que objetivou o cuidado e a atenção direcionados à infância, foi realizado no Bairro Shopping Park, onde as crianças estão sujeitas a várias condições de risco. Foram realizados dezesseis encontros com quatro grupos de, aproximadamente, oito crianças, com idades entre 6 e 9 anos. Nos encontros semanais, foram coordenadas oficinas com temas disparadores. Contamos com a criação de um espaço lúdico em que as crianças tinham oportunidade de brincar e se relacionar em grupo, desenvolvendo o reconhecimento do outro e o respeito pelas diferenças. A técnica principal de intervenção foi o diálogo e a escuta ativa. Concluímos que, a partir do trabalho, as crianças desenvolveram uma identidade grupal que proporcionou suporte emocional, uma maior organização afetiva em relação a elas mesmas e aos outros. Por fim, compreendemos que a Psicologia Clínica Comunitária com crianças é um campo ainda pouco explorado e, em função disso, o caminho construído ao longo da prática proporcionou às crianças a reflexão da realidade, além de suporte para a construção do si mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-12-2011

Como Citar

ROSA, A. F.; GOMES, L. R. S. Projeto menino passarinho: o cuidado com a infância. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 10, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/REE-v10n22011-20790. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20790. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais