Extensão, pesquisa-ação e desenvolvimento local: articulações entre universidades comunitárias e povos indígenas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n12011-20660Palavras-chave:
Extensão, Pesquisa-ação, Povos IndígenasResumo
O presente trabalho analisa uma fecunda experiência de pesquisa-ação no âmbito dos territórios indígenas Kaiowá e Guarani, em Mato Grosso do Sul, particularmente afetados por problemas de saúde coletiva, educação alheia às condições locais, desagregação cultural e desestruturação social. Para além dos resultados práticos e das soluções encontradas em conjunto com a comunidade, os projetos interdisciplinares de pesquisa-ação baseiam-se na etnoeducação e no conhecimento tácito próprio à comunidade indígena, dando origem a publicações, monografias e dissertações. O conhecimento resultante é agregado às disciplinas regulares das grades curriculares de diferentes cursos, retroalimentando o processo de concepção e realização de novos projetos extensionistas.
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Copyright (c) 2017 Antônio Jacó Brand, Marcelo Marinho

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