Formação tecnológica: responsabilidade e desenvolvimento social

Autores

  • Adriana Maria Tonini Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH
  • Lívia Ferreira Dutra UNI-BH

Palavras-chave:

Extensão, multidisciplinar

Resumo

A formação tecnológica deve-se vincular ao desenvolvimento social, para que o profissional saiba tomar decisões compatíveis com os valores da sociedade, visando atender às necessidades sociais do país. A universidade, precursora de profissionais, expõe uma forma de ensino em que se destacam conhecimentos socializados e enriquecidos para o bem comum. A relevância da ciência e da tecnologia para o crescimento social não pode estar separada das relações entre sociedade, universidade e formação profissional, desse modo, a universidade desempenha um papel fundamental que vincula o compromisso, a responsabilidade social e o desenvolvimento de novas tecnologias. Com isso, abre-se a possibilidade de soluções de problemas para o acesso igualitário da sociedade a essas novas tecnologias e a consciência da inclusão social focada na qualidade de vida para todos os cidadãos.

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Biografia do Autor

Adriana Maria Tonini, Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH

A autora é graduada em Engenharia Civil, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Enquanto aluna atuou em programas de Monitoria, de Extensão, como Instrutora do Curso de Preparação de Mão de Obra Industrial (CIPMOI), e programa de Iniciação Científica. Posteriormente, participou de Programas de Pesquisa para Recém-graduados, na mesma instituição.

Lívia Ferreira Dutra, UNI-BH

Aluna do 8º período do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Centro UNiversitário de Belo Horizonte - UNI-BH. Atua em programa de iniciação científica na linha de pesquisa de Tecnologia e Sistema Computacionais no projeto Formação Tecnológica e Desenvolvimento Social: uma responsabilidade da universidade.

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Publicado

27-01-2010

Como Citar

TONINI, A. M.; DUTRA, L. F. Formação tecnológica: responsabilidade e desenvolvimento social. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 8, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20411. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais