Implicaciones y reflexiones sobre los proyectos de extensión universitaria: un relato de experiencia

Implicaciones y reflexiones sobre los proyectos de extensión universitaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-71588

Palabras clave:

universidad, comunidad, : learning; extension; university; community

Resumen

Este texto relata experiências de três projetos de extensão na área da psicologia escolar e educacional e no desenvolvimento humano. Um projeto desenvolveu intervenções com mães; outro, com docentes-estudantes; o terceiro, com docentes da educação básica das redes pública e privada. Como método foi utilizado o relato de experiência, apresentando as características, objetivos e público de interesse dos projetos, seguido de uma discussão crítica acerca dos projetos e a relação deles com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no ODS 4, e como possibilitam a realização deles. Os projetos apresentaram feedback positivo dos participantes, relacionando-se à promoção de saúde mental, produção de uma cultura de educação não coercitiva, comprometimento com o desenvolvimento da comunidade ao realizar ações de incentivo a uma cultura de prevenção a violência na escola, além de estimularem as competências básicas necessárias na formação do psicólogo. Salienta-se que dois projetos foram realizados em contexto pandêmico, quando existiam diversas novas demandas que puderam ser enfrentadas com auxílio do conhecimento criado na universidade. As atividades de extensão desses projetos propiciaram a inter-relação entre comunidade e universidade em congruência com o ODS 4, educação de qualidade, da Agenda 2030 para desenvolvimento sustentável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, com período sanduíche no Instituto Universitário de Lisboa, Portugal; professora adunta da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; coordenadora do Núcleo de Estudo em Contextos de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE-CNPq).

 

Ana Claudia Pinto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; bolsista CAPES; membro do Núcleo de Estudo em Contextos de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE-CNPq).

 

Elenise Abreu Coelho, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do  Centro Universitário da Região da Campanha, Rio Grande do Sul, Brasil; psicóloga organizacional do Hospital Santa Casa de Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil; colaboradora do Núcleo de Estudo em Contextos de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE-CNPq).

 

João Pedro Guidalli Braga , Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Núcleo de Estudo em Contextos de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE-CNPq).

 

 

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 1, de 11 de outubro de 2023. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/ces-n-1-de-11-de-outubro-de-2023-518120795. Acesso em: 1º nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 003/2019. Regula a inserção das ações de extensão nos currículos dos cursos de graduação. Santa Maria, RS, 2019. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/346/2019/11/RES_GR_2019_003.pdf. Acesso em: 1º nov. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN72018.pdf. Acesso em: 1º nov. 2023.

COELHO, E. et al. Saúde mental docente e intervenções da Psicologia durante a pandemia. Psi. Unisc., Santa Cruz do Sul, v. 5. n. 2, p. 20-32, 2021. DOI 10.17058/psiunisc.v5i2.16458. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/psi/article/view/16458. Acesso em: 20 maio 2024.

DANZMANN, P. et al. Intervenção contra o bullying nas escolas: relato de experiência sobre práticas extensionistas envolvendo adolescentes. Regae, Santa Maria, v. 13, n. 22, p. 1-18, 2024. DOI 10.5902/2318133886983. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/86983/63769. Acesso em: 20 maio 2024.

DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Tradução de José Carlos Eufrázio. São Paulo: Cortez, 2000. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5938745/mod_resource/content/4/2012%20educ_tesouro_descobrir_Delors.pdf. Acesso em: 20 maio 2024.

DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A Família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007. DOI 10.1590/S0103-863X2007000100003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/dQZLxXCsTNbWg8JNGRcV9pN/#. Acesso em: 1º nov. 2023.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 1º nov. 2023.

GIL, A. C. Observação. In: GIL, A. C. (org.). Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2016. p. 100-108.

JAGER, M. E. et al. Formação em psicologia e práticas extensionistas: relato de uma experiência universitária. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, p.1-19, 2021. DOI 10.26512/lc.v27.2021.35340. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/35340/29089. Acesso em: 17 maio 2024.

MAIA, D. S.; DANTAS, M. M. R. Família, escola e aprendizagem. In: ROZEK, M.; DOMINGUES, C. (org.). As dificuldades de aprendizagem e os processos de escolarização. Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2017. p. 125-141.

MARTINEZ, A. M. Psicologia Escolar e Educacional: compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 169-177, 2009. DOI 10.1590/S1413-85572009000100020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/HCbNpr4B5TyFBsPRdtgs3Yn/?lang=pt. Acesso em: 17 maio 2024.

MUSSI, R. F. F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 1º nov. 2023.

ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2015a. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 1º nov. 2023.

ONU. Transformando nosso mundo: A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. traduzido pelo centro de informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio). 2015b. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91863-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustent%C3%A1vel. Acesso em: 1º nov. 2023.

NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: Sinpro, 2007. Disponível em: https://www.sinprosp.org.br/arquivos/novoa/livreto_novoa.pdf. Acesso em: 1º nov. 2023.

POLONIA, A. C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 303-312, 2005. DOI 10.1590/S1413-85572005000200012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/yLDq54PMBGp7WSM3TqyrDQz/. Acesso em: 1º nov. 2023.

SEFFNER, F.; AQUINO, R. A norma é para cumprir ou para transgredir? O complicado equilíbrio das questões de gênero e sexualidade no ambiente escolar. In: CAREGNATO, C.; BOMBASSARO, L. C. (org.). Diversidade cultural: viver diferenças e enfrentar desigualdades na educação. Porto Alegre: Ideal Editora, 2013. p. 61-82.

SILVA, A. C. P. et al. Grupo on-line: Percepção de mães sobre a educação de crianças na pandemia. Revista da SPAGESP, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 5-16, 2023. Disponível em: https://nesme.emnuvens.com.br/SPAGESP/article/view/38/17. Acesso em: 20 maio 2024.

SILVA, E. F.; VIEIRA, A. M. D. P. Adoecimento docente nas escolas públicas do estado do Paraná. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 8, n. 59, p. 181-192, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2273. Acesso em: 26 nov. 2023.

TCU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2018. Disponível em: https://www.tce.ms.gov.br/portal-modernizacao/assets/downloads/cartilha-ods/cartilha-ods-15-09-18.pdf. Acesso em: 1º nov. 2023.

TONI, C. G. S.; HECAVEÍ, V. A. Relações entre práticas educativas parentais e rendimento acadêmico em crianças. Psico-USF, Campinas, v. 19, n. 3, p. 511-521, 2014. DOI 10.1590/1413-82712014019003013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/mn5VjjYfH7WMjnm7jPPXnzM/?lang=pt#. Acesso em: 1º nov. 2023.

TOSTA, L. R. O.; SILVA, T. B. F.; SCORSOLINI-COMIN, F. O relato de experiência profissional e sua veiculação na ciência psicológica. Clínica & Cultura, São Cristóvão, v. 5, n. 2, p. 62-73, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/clinicaecultura/article/view/6016. Acesso em: 20 maio 2024.

VILA, E. M.; WEBER, L. N. D. Efeitos de um programa parental em mães de crianças com problemas comportamentais. Acta Comportamentalia, Guadalajara, v. 30, n. 3, p. 502-517, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=274572812007. Acesso em: 1 nov. 2023.

WEBER, L. N. D. Programa de qualidade na interação familiar: manual para facilitadores: um programa vivencial completo para diferentes profissionais trabalharem com grupos de pais junto com o livro Eduque com Carinho. 4. ed. Juruá, 2020.

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

PATIAS, N. D.; SILVA, A. C. P. da; COELHO, E. A.; BRAGA , J. P. G. Implicaciones y reflexiones sobre los proyectos de extensión universitaria: un relato de experiencia: Implicaciones y reflexiones sobre los proyectos de extensión universitaria. Revista Em Extensão, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 200–217, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-71588. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71588. Acesso em: 21 nov. 2024.