Extensão em Psicologia

formação universitária e promoção de saúde mental na comunidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-71588

Palavras-chave:

Universidade, Comunidade, Projetos de Extensão

Resumo

Este texto relata experiências de três projetos de extensão na área da psicologia escolar e educacional e no desenvolvimento humano. Um projeto desenvolveu intervenções com mães; outro, com docentes-estudantes; o terceiro, com docentes da educação básica das redes pública e privada. Como método foi utilizado o relato de experiência, apresentando as características, objetivos e público de interesse dos projetos, seguido de uma discussão crítica acerca dos projetos e a relação deles com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no ODS 4, e como possibilitam a realização deles. Os projetos apresentaram feedback positivo dos participantes, relacionando-se à promoção de saúde mental, produção de uma cultura de educação não coercitiva, comprometimento com o desenvolvimento da comunidade ao realizar ações de incentivo a uma cultura de prevenção a violência na escola, além de estimularem as competências básicas necessárias na formação do psicólogo. Salienta-se que dois projetos foram realizados em contexto pandêmico, quando existiam diversas novas demandas que puderam ser enfrentadas com auxílio do conhecimento criado na universidade. As atividades de extensão desses projetos propiciaram a inter-relação entre comunidade e universidade em congruência com o ODS 4, educação de qualidade, da Agenda 2030 para desenvolvimento sustentável.

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Biografia do Autor

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, com período sanduíche no Instituto Universitário de Lisboa, Portugal; professora adunta da Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; coordenadora do Núcleo de Estudo em Contextos de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE-CNPq).

 

Ana Claudia Pinto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; bolsista CAPES; membro do Núcleo de Estudo em Contextos de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE-CNPq).

 

Elenise Abreu Coelho, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; professora do  Centro Universitário da Região da Campanha, Rio Grande do Sul, Brasil; psicóloga organizacional do Hospital Santa Casa de Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil; colaboradora do Núcleo de Estudo em Contextos de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE-CNPq).

 

João Pedro Guidalli Braga , Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil; membro do Núcleo de Estudo em Contextos de Desenvolvimento Humano: Família e Escola (NEDEFE-CNPq).

 

 

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Publicado

13-09-2024

Como Citar

PATIAS, N. D.; SILVA, A. C. P. da; COELHO, E. A.; BRAGA , J. P. G. Extensão em Psicologia: formação universitária e promoção de saúde mental na comunidade. Revista Em Extensão, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 200–217, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-71588. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71588. Acesso em: 30 dez. 2024.