Divulgação científica através do Instagram

uma ação extensionista desenvolvida no Instituto Federal do Rondônia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66309

Palabras clave:

Divulgação científica, Instagram, Extensão universitária

Resumen

A divulgação científica se destina à disseminação de informações e conhecimentos científicos através de uma linguagem acessível e de fácil compreensão voltada ao público não familiarizado com termos técnicos e especializados. O avanço e a disponibilidade de tecnologias digitais influenciam está prática visto que as inúmeras redes sociais disponíveis viabilizam e ampliam a possibilidade de disseminação dessas informações. O Instagram é uma rede social on-line e uma poderosa ferramenta de compartilhamento de mídias que possui alto alcance de pessoas. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo verificar os resultados da divulgação cientifica realizada através do uso de um perfil no Instagram criado por estudantes da disciplina Metodologia de Projeto de Extensão, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Rondônia- Campus Colorado do Oeste. Este projeto de extensão possibilitou reflexões acerca do uso dessa plataforma como ferramenta de divulgação científica e da própria formação pedagógica dos alunos extensionistas, uma vez que eram eles que selecionaram os conteúdos trabalhados e que também realizaram a transposição desses em uma linguagem mais acessível à comunidade. Por fim, o projeto permitiu a diminuição das fronteiras entre instituto-sociedade visto que a plataforma on-line podia ser acessada de qualquer lugar, por qualquer pessoa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulla Vieira Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Brasil.

Dionisio Pedro Amorim Neto, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Ciência de Alimentos na Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil.

Citas

ALLEGRETTI, Sonia Maria Macedo et al. Aprendizagem nas redes sociais virtuais: o potencial da conectividade em dois cenários. Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 54-60, 2012.

ANDERSON, Terry. Challenges and Opportunities for use of Social Media in Higher Education. Journal Of Learning For Development - JL4D, [s.l.], v. 6, n. 1, p. 6-19,2019. Disponível em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ1212505>. Acesso em 05 jul. 2022.

BOOTH, Richard G. Happiness, stress, a bit of vulgarity, and lots of discursive conversation: a pilot study examining nursing students' tweets about nursing education posted to twitter. Nurse Education Today, [s.l.], v. 35, n. 2, p. 322-327, fev. 2015. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691714003360?via%3Dihub>. Acesso em 06 jul. 2022.

BOYD, Danah M.; ELLISON, Nicole B. Social Network Sites: definition, history, and scholarship. Journal Of Computer-mediated Communication, [s.l.], v. 13, n. 1, p. 210-230, out. 2007. Disponível em: <https://academic.oup.com/jcmc/article/13/1/210/4583062>. Acesso em 01 jul. 2022.

BROWN, Cheryl; CZERNIEWICZ, Laura; NOAKES, Travis. Online content creation: looking at student’s social media practices through a connected learning lens. Learning, Media And Technology, [S.L.], v. 41, n. 1, p. 140-159, 17 nov. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/17439884.2015.1107097>. Acesso em 06 jul. 2022.

BUENO, Wilson Costa. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, [s.l.], v. 15, n. 1, p. 1-12, 16 dez. 2010. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2010v15nesp.p1>. Acesso em 06 jul. 2022.

FRANÇA, Andressa de Almeida. Divulgação Científica no Brasil: espaços de interatividade na Web. 2015.

GONÇALVES, E. M. Os discursos da divulgação científica: um estudo de revistas especializadas em divulgar ciência para o público leigo. Brazilian Journalism Research, v. 9, n. 2, p. 210-227, 2013.

GREENHOW, Christine; LEWIN, Cathy. Social media and education: reconceptualizing the boundaries of formal and informal learning. Learning, Media And Technology, [s.l.], v. 41, n. 1, p. 6-30, 16 jul. 2015. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17439884.2015.1064954>. Acesso em 05 jul. 2022.

KHATRI, Chetan; CHAPMAN, Stephen J.; GLASBEY, James; KELLY, Michael; NEPOGODIEV, Dmitri; BHANGU, Aneel; FITZGERALD, J. Edward. Social Media and Internet Driven Study Recruitment: evaluating a new model for promoting collaborator engagement and participation. Plos One, [s.l.], v. 10, n. 3, p. 1-11, 16 mar. 2015. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1371/journal.pone.0118899>. Acesso em 06 jul. 2022.

NOGUEIRA, M. D. P. (Org.) Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: PROEX/UFMG; O Fórum, 2000.

PINCELLI, R. e AMÉRICO, M. Divulgação científica: aspectos históricos, teóricos, audiovisuais e humorísticos. In: CONIPPE - I Congresso Internacional de Pesquisas d Práticas em Educação, 2018, Assis. Anais do I Congresso Internacional de Pesquisas de Práticas em Educação - CONIPPE, 2018. v. 1. p. 1-18.

RANGINWALA, Saad; TOWBIN, Alexander J. Use of Social Media in Radiology Education. Journal Of The American College Of Radiology, [s.l.], v. 15, n. 1, p. 190-200, jan. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.jacr.2017.09.010>. Acesso em 04 jul. 2022.

RANIERI, Maria; ROSA, Alessia; MANCA, Stefania. Unlocking the Potential of Social Media for Participation, Content Creation and e-Engagement: Students’ Perspectives and Empowerment. In: BROWN, Elinor L.; KRASTEVA, Anna; RANIERI, Maria (Ed.). E-Learning and Social Media: education and citizenship for the digital 21st century. Charlotte-NC: Information Age Publishing Inc, 2016. p. 223-248.

SCHMITT, Terri L.; SIMS-GIDDENS, Susan S.; BOOTH, Richard G.. Social Media Use in Nursing Education. Ojin: The Online Journal Of Issues In Nursing, [s.l.], v. 17,n. 3, p. 1-13, 30 set. 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.3912/OJIN.Vol17No03Man02>. Acesso em 06 jul. 2022.

SHAFER, Serena; JOHNSON, Michael B.; THOMAS, Rachel B.; JOHNSON, Pamela T.; FISHMAN, Elliot K. Instagram as a Vehicle for Education. Academic Radiology, [s.l.], v. 25, n. 6, p. 819-822, jun. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1016/j.acra.2018.03.017>. Acesso em 06 jul. 2022.

SHAW, Julie M; A MITCHELL, Creina; WELCH, Anthony J; WILLIAMSON, Moira J. Social media used as a health intervention in adolescent health: a systematic review of the literature. Digital Health, [s.l.], v. 1, p. 205520761558839, jan. 2015. Disponível em:< http://dx.doi.org/10.1177/2055207615588395>. Acesso em 06 jul. 2022.

VALEIRO, Palmira Moriconi; PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, [s.l.], v. 20, n. 2 p. 159-169, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/tinf/a/jXWgggxgBhXfsT57JDVbghp/abstract/?lang=pt >. Acesso em 06 jul. 2022.

VYGOTSKY, Lev Semenovich e COLE, Michael. Mind in society: Development of higher psychological processes. Harvard university press, 1978. 159 p.

WE ARE SOCIAL; HOOTSUITE. Digital 2021 Global Overview Report. . [S.l: s.n.], 2022. Disponível em: https://wearesocial.com/uk/blog/2022/01/digital-2022-another-year-of-bumper-growth-2/ l/. Acesso em: 10 jul. 2022.

Publicado

2023-01-16

Cómo citar

RODRIGUES, P. V.; AMORIM NETO, D. P. Divulgação científica através do Instagram : uma ação extensionista desenvolvida no Instituto Federal do Rondônia. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 151–162, 2023. DOI: 10.14393/REE-v21n22022-66309. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/66309. Acesso em: 25 ago. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência