A gastronomia como recurso para minimizar assimetrias sociais

projetos para indivíduos em vulnerabilidade social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-65214

Palabras clave:

Educação alimentar e nutricional, Empreendedorismo social, Extensão universitária, Gastronomia cidadã, Gastronomia social

Resumen

A gastronomia é uma área que tem ganhado notoriedade em função de fatores como a ascensão de programas midiáticos e projetos sociais que apresentam diversas faces dessa ciência e rotinas da cozinha profissional. Este trabalho narra iniciativas de gastronomia social, abordando como tais projetos contribuem para reduzir assimetrias sociais e apresentando iniciativas para o desenvolvimento profissional de pessoas em condições de vulnerabilidade. São apresentados no presente artigo projetos de universidades (extensionistas), além daqueles desenvolvidos por profissionais da área de alimentação (chefs e gestores), associações e grupos independentes. Fez-se uma breve análise da importância da gastronomia social enquanto potencial fator de desenvolvimento pessoal, profissional e econômico, contribuindo para a maior inclusão de pessoas em dificuldades na inserção no mercado de trabalho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elga Batista da Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; professora adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Sociais dessa instituição; líder do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Alimentos e Bebidas (GAB-UFRRJ) e membro do Grupo de Pesquisa Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo (PROGESTUR-UFFRJ).  

Marvin Henrique Fabricio dos Anjos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduando em Hotelaria na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Alimentos e Bebidas (GAB/UFRRJ).

Camila da Silva Vaz Branco, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestranda em Agricultura Orgânica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil;  assistente de laboratório nessa instituição; membro do Grupo de Pesquisa em Gastronomia, Alimentos e Bebidas (GAB/UFFRJ). 

Publicado

2022-06-27

Cómo citar

SILVA, E. B. da; ANJOS, M. H. F. dos; BRANCO, C. da S. V. A gastronomia como recurso para minimizar assimetrias sociais: projetos para indivíduos em vulnerabilidade social. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 20–38, 2022. DOI: 10.14393/REE-v21n12022-65214. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/65214. Acesso em: 21 nov. 2024.