O projeto de extensão "Histórias e memórias sobre educação" e o princípio da indissociablidade entre ensino, pesquisa e extensão
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-64873Palabras clave:
Extensão Universitária, História da Educação, Princípio da IndissociabilidadeResumen
Com a pandemia de Covid-19, as ações desenvolvidas presencialmente nas universidades, incluindo os diversos projetos de extensão de uma Universidade pública no Estado do Paraná, precisaram ser ajustadas à nova realidade de atividades realizadas de forma remota. Um dos projetos que se adaptaram ao novo formato foi o projeto de extensão Histórias e Memórias sobre Educação. Este artigo traz um relato de experiência sobre a participação no referido projeto no decorrer do ano de 2021, e as ações desenvolvidas no mesmo, como por exemplo, a realização de cursos de extensão com discentes da graduação, pós-graduação stricto senso, docentes e público externo à Universidade, como também o processo de elaboração e escrita de um boletim eletrônico de divulgação científica, e o contato com as atividades desenvolvidas no Centro de Documentação e Pesquisa em História da Educação, como forma de contemplar o princípio da Indissociablidade entre ensino-pesquisa-extensão.
Descargas
Citas
BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de dezembro de1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm . Acesso em: 03 out. 2021.
DALCIN, Larissa; AUGUSTI, Rudinei Barichello. O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada. Revista ELO – Diálogos em Extensão, UFV, v. 5, n. 3, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1168/623 . Acesso em: 31 out 2021.
FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC/SESu,2006. Disponível em: https://www.uemg.br/downloads/indissociabilidade_ensino_pesquisa_extensao.pdf . Acesso em: 22 out. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 25ª edição, 2002.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Princípio da Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: desafios e possibilidades. In.: GONÇALVES, N. G.; QUIMELLI, G. A. S. (ORGS). Princípios da Extensão Universitária: contribuições para uma discussão necessária. Curitiba: Editora CRV, 2016.
MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41, ago 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gmGjD689HxfJhy5bgykz6qr/?lang=pt . Acesso em: 01 nov. 2021.
NOGUEIRA, Maria D. P. (Org). Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2000.
REIMER, Marilene; ZAGONEL, Rosa M. A indissociabilidade consciente: uma reflexão sobre o cotidiano da docência. Extensão em Foco, Curitiba: Editora da UFPR, n. 9, jan/jul 2014, p. 50-60. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/38916 . Acesso em: 01 nov. 2021.
TAUCHEN, Gionara; FÁVERO, Altair. O princípio da indissociabilidade universitária: dificuldades e possibilidades de articulação. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 17, n. 33, p. 403-419, maio/ago 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3818/3491 . Acesso em: 05 nov. 2021.
Obs: duas referências, que identificam autores do texto, serão inseridas na versão final do texto
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Carlos Wilson de Lima, Nadia Gaiofatto Gonçalves, Andréa Bezerra Cordeiro, Bruno Augusto Pedroso de Souza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.