Microalgas e cianobactérias

ideias didático-científicas para trabalhar na rede básica de ensino

Autores/as

  • Fabiana Schumacher Fermino Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n12022-63749

Palabras clave:

Extensão universitária, Microalgas, Cianobactérias, Ambiente virtual

Resumen

Foi desenvolvida uma ação de extensão junto aos professores de escolas da rede básica de ensino em 18 estados brasileiros, abrangendo ao todo 47 municípios, durante os meses de maio e junho de 2021. Essa Ação ocorreu de forma virtual, utilizando os Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Os objetivos foram divulgar o conteúdo sobre microalgas e cianobactérias, muitas vezes pouco comentado nas salas de aula em todos os níveis de ensino, assim como pouco abordado nos livros didáticos em geral, e também propor ideias didáticas de como trabalhar esse conteúdo nas salas de aula da educação infantil até o ensino médio. A ação caracterizou-se pela pluralidade de ideias e experiências docentes. Foram discutidas as dificuldades de trabalhar os conteúdos deste tema em sala de aula e despertar o interesse dos alunos. Encerrada a ação de extensão, alguns professores cursistas extensionistas, juntamente com a coordenadora, elaboraram um e-book abordando atividades lúdicas de ensino com microalgas, desde a educação infantil até o ensino médio. Esse material encontra-se disponível on-line, de forma gratuita, na biblioteca virtual da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

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Biografía del autor/a

Fabiana Schumacher Fermino, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciencias Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, Brasil; professora titular da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade Santana do Livramento, Brasil.

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Publicado

2022-06-27

Cómo citar

FERMINO, F. S. Microalgas e cianobactérias: ideias didático-científicas para trabalhar na rede básica de ensino. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 1, p. 108–117, 2022. DOI: 10.14393/REE-v21n12022-63749. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/63749. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência