Projeto “Criação de cartoons e vídeos para popularização do conhecimento científico” como ferramenta de enfrentamento à pandemia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62980Palabras clave:
Extensão, Cartoons, Vídeos, Conhecimento científico, SaúdeResumen
O projeto de extensão intitulado “Criação de cartoons e vídeos para popularização do conhecimento científico” tem como um de seus objetivos facilitar o acesso da população ao conhecimento que é trabalhado nas universidades, de forma lúdica e com linguagem de fácil compreensão, utilizando-se de redes sociais. A mudança no cenário mundial devido à pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a saúde, economia, sociedade, educação e para o projeto, que passou por adaptações devido à necessidade do isolamento social e aos conteúdos publicados, que passaram a dar mais enfoque às temáticas relacionadas à Covid-19 e às orientações estabelecidas para o enfrentamento da pandemia. Nessa perspectiva, o presente relato tem por objetivo descrever as vivências e desafios enfrentados pelo projeto de extensão durante o período pandêmico, bem como destacar a importância do material produzido e a interação com a população. O projeto conta atualmente com 1.025 seguidores e divide suas atividades entre as equipes de roteiro, artes, digitalização, edição, marketing e secretaria, ou seja, uma composição multidisciplinar que possibilita a troca de experiências entre seus integrantes e desses com a comunidade, bem como a confecção e publicação de cartoons em redes sociais, de maneira didática e confiável.
Descargas
Citas
GADOTTI, M. Extensão universitária: para quê? Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.
MORAES, B.; CAIRES, L.; FONTES, H. Pesquisa revela que brasileiro gosta de ciência, mas sabe pouco sobre ela. Jornal da Unicamp, Campinas, 25 set. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/09/25/pesquisa-revela-que-brasileiro-gosta-de-ciencia-mas-sabe-pouco-sobre-ela. Acesso em: 20 jul. 2021.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde, 2005.
PRADO, C. C.; SOUSA JUNIOR, C. E.; PIRES, M. L. Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, 2017. Doi: 10.29397/reciis.v11i2.1238. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1238. Acesso em: 20 jul. 2021.
SILVA, A. L. B. et al. Importância da extensão universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Rev. Enferm. UFPE, Recife v. 13, p. 1-8, 2019. Doi: 10.5205/1981-8963.2019.242189. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/242189. Acesso em:
SILVA, W. P. Extensão universitária: um conceito em construção. Extensão & Sociedade, Natal, v. 11, n. 2, 2020. Doi: 10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22491. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491. Acesso em:
SILVEIRA, L. M. C.; RIBEIRO, V. M. B. Grupo de adesão ao tratamento: espaço de “ensinagem” para profissionais de saúde e pacientes. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 9, p. 91-104, 2005. Doi: 10.1590/S1414-32832005000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/9hHsHvbDLkYF4j845PJx5WM/?lang=pt. Acesso em:
VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. The spread of true and false news online. Science, Whashington, v. 359, n. 6.380, p. 1.146-1.151, 2018. Doi: 10.1126/science.aap9559. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.aap9559. Acesso em: 20 ago. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.