Projeto “Criação de cartoons e vídeos para popularização do conhecimento científico” como ferramenta de enfrentamento à pandemia

Autores/as

  • Ana Paula Coelho Balbi Universidade Federal de Uberlândia
  • Laís Campos Quintais Universidade Federal de Uberlândia
  • Mariana Ramos Universidade Federal de Uberlândia
  • Luciana Beatriz Tiago Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62980

Palabras clave:

Extensão, Cartoons, Vídeos, Conhecimento científico, Saúde

Resumen

O projeto de extensão intitulado “Criação de cartoons e vídeos para popularização do conhecimento científico” tem como um de seus objetivos facilitar o acesso da população ao conhecimento que é trabalhado nas universidades, de forma lúdica e com linguagem de fácil compreensão, utilizando-se de redes sociais. A mudança no cenário mundial devido à pandemia da Covid-19 trouxe inúmeros desafios para a saúde, economia, sociedade, educação e para o projeto, que passou por adaptações devido à necessidade do isolamento social e aos conteúdos publicados, que passaram a dar mais enfoque às temáticas relacionadas à Covid-19 e às orientações estabelecidas para o enfrentamento da pandemia. Nessa perspectiva, o presente relato tem por objetivo descrever as vivências e desafios enfrentados pelo projeto de extensão durante o período pandêmico, bem como destacar a importância do material produzido e a interação com a população. O projeto conta atualmente com 1.025 seguidores e divide suas atividades entre as equipes de roteiro, artes, digitalização, edição, marketing e secretaria, ou seja, uma composição multidisciplinar que possibilita a troca de experiências entre seus integrantes e desses com a comunidade, bem como a confecção e publicação de cartoons em redes sociais, de maneira didática e confiável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Coelho Balbi, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Fisiologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Brasil;  professora associada do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Laís Campos Quintais, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Fisioterapia na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Mariana Ramos, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Enfermagem na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Luciana Beatriz Tiago Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Biologia Celular e Estrutural Aplicadas na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; bolsista CAPES.

Citas

GADOTTI, M. Extensão universitária: para quê? Disponível em: https://www.paulofreire.org/images/pdfs/Extens%C3%A3o_Universit%C3%A1ria_-_Moacir_Gadotti_fevereiro_2017.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021.

MORAES, B.; CAIRES, L.; FONTES, H. Pesquisa revela que brasileiro gosta de ciência, mas sabe pouco sobre ela. Jornal da Unicamp, Campinas, 25 set. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/09/25/pesquisa-revela-que-brasileiro-gosta-de-ciencia-mas-sabe-pouco-sobre-ela. Acesso em: 20 jul. 2021.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde, 2005.

PRADO, C. C.; SOUSA JUNIOR, C. E.; PIRES, M. L. Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, 2017. Doi: 10.29397/reciis.v11i2.1238. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1238. Acesso em: 20 jul. 2021.

SILVA, A. L. B. et al. Importância da extensão universitária na formação profissional: Projeto Canudos. Rev. Enferm. UFPE, Recife v. 13, p. 1-8, 2019. Doi: 10.5205/1981-8963.2019.242189. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/242189. Acesso em:

SILVA, W. P. Extensão universitária: um conceito em construção. Extensão & Sociedade, Natal, v. 11, n. 2, 2020. Doi: 10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22491. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/22491. Acesso em:

SILVEIRA, L. M. C.; RIBEIRO, V. M. B. Grupo de adesão ao tratamento: espaço de “ensinagem” para profissionais de saúde e pacientes. Interface: Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 9, p. 91-104, 2005. Doi: 10.1590/S1414-32832005000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/9hHsHvbDLkYF4j845PJx5WM/?lang=pt. Acesso em:

VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. The spread of true and false news online. Science, Whashington, v. 359, n. 6.380, p. 1.146-1.151, 2018. Doi: 10.1126/science.aap9559. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.aap9559. Acesso em: 20 ago. 2021.

Publicado

2021-10-30

Cómo citar

BALBI, A. P. C.; QUINTAIS, L. C.; RAMOS, M.; OLIVEIRA, L. B. T. Projeto “Criação de cartoons e vídeos para popularização do conhecimento científico” como ferramenta de enfrentamento à pandemia. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 202–211, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-62980. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/62980. Acesso em: 21 nov. 2024.