Educação em saúde com universitários em tempos de Covid-19
relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62497Palabras clave:
Educação em saúde, Promoção em saúde, Empoderamento para a saúde, Covid-19Resumen
O presente relato objetiva descrever a experiência vivenciada por membros do Grupo de Estudos e Pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr) na execução de atividades de educação em saúde, junto a graduandos de uma Universidade no Triângulo Mineiro. As atividades de educação em saúde ocorreram por meio de curso de extensão, em diálogos abrangendo saúde, qualidade de vida e estilo de vida saudável, respaldados no paradigma salutogênico. O curso foi realizado virtualmente, através do Google Meet, em cinco encontros, no período de 15 a 19 de junho de 2020, pela equipe organizadora composta por 12 membros do grupo ProLiSaBr, um especialista do tema em cada dia e 77 universitários. Neste contexto, abordaram-se os temas resiliência, atividade física, nutrição, água, sol, confiança, equilíbrio, repouso, sono, empoderamento e sentido de coerência. A educação em saúde oportunizou reflexões acerca da concepção de saúde, promoção da saúde e qualidade de vida. Esse curso propiciou também o compartilhamento de vivências coletivas no processo de desconstrução e construção de perspectivas, frente aos impactos da pandemia da Covid-19 no contexto universitário, e, como produto, um canal no YouTube.
Descargas
Citas
ABREU, P. H. B.; ALONZO, H. G. A. Salutogênese-camponês a camponês: uma metodologia para promoção da saúde de populações expostas a agrotóxicos. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 4, p. 261-74, 2018. Doi: 10.1590/0103-11042018S421. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/bBvpcNhb5bf9mpKgcvGxYcK/?lang=pt. Acesso em: 20 maio 2021.
BATALHA, E. Promoção da saúde: fonte de vida... A luz do sol evita doenças e traz bem estar, mas moderação é a palavra chave na hora de se expor. Radis, Rio de Janeiro, v. 170, p. 26-28, 2016. Disponível em: https://radis.ensp.fiocruz.br/phocadownload/revista/Radis170_web.pdf. Acesso em: 20 maio 2021.
BRANDÃO, J. M.; MAHFOUD, M.; GIANORDOLI-NASCIMENTO, I. F. A construção do conceito de resiliência em psicologia: discutindo as origens. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 49, p. 263-271, 2011. Doi: 10.1590/S0103-863X2011000200014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/X8smHqGPJnV9jWTCYTmTmrx/?lang=pt. Acesso em: 16 maio 2021.
BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Diretrizes de educação em saúde visando à promoção da saúde: documento base. Brasília: Funasa, 2007. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/documents/20182/38937/Educa%C3%A7ao++em+Saude+-+Diretrizes.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Projeto Promoção da Saúde. As cartas da promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartas_promocao.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/11/protocolo-manejo-coronavirus.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.
BRASIL. Política Nacional de Promoção da Saúde. 2006. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/portaria687_2006_anexo1.pdf. Acesso em: 23 maio 2021.
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A saúde e seus determinantes sociais. Physis, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007. Doi: 10.1590/S0103-73312007000100006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/msNmfGf74RqZsbpKYXxNKhm/?lang=pt. Acesso em: 16 maio 2021.
DIAS, É.; PINTO, F. C. F. A educação e a Covid-19. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 545-554, 2020. Doi: 10.1590/S0104-40362019002801080001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/mjDxhf8YGdk84VfPmRSxzcn/?lang=pt. Acesso em: 16 maio 2021.
HEIDEMANN, I. T. S. B. et al. Reflexões sobre o itinerário de pesquisa de Paulo Freire: contribuições para a saúde. Texto & Contexto Enferm., Florianópolis, v. 26, n. 4, 2017. Doi: 10.1590/0104-07072017000680017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/pdfHS9bS8fqwp5BTcPqL64L/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2021.
KETZER, P. A irredutibilidade do conceito de confiança na epistemologia do testemunho. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 21, n. 3, p. 496-513, set./dez., 2016. Doi: 10.18226/21784612.V21.N3.03. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4324. Acesso em: 15 maio 2021.
KLEBA, M. E.; WENDAUSEN, A. Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde e Soc., São Paulo, v. 18, n. 4, p. 733-743, 2009. Doi: 10.1590/S0104-12902009000400016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/pnCDbh88LDqWwDTx9pGK39h/?lang=pt. Acesso em: 13 maio 2021.
MANDETTA, M. A.; BALIEIRO, M. M. F. G. A pandemia da COVID-19 e suas implicações para o cuidado centrado no paciente e família em unidade pediátrica hospitalar. Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped., v. 20, (especial COVID-19), p. 77-84, 2020. Doi: 10.31508/1676-3793202000000128. Disponível em: https://journal.sobep.org.br/article/a-pandemia-da-covid-19-e-suas-implicacoes-para-o-cuidado-centrado-no-paciente-e-familia-em-unidade-pediatrica-hospitalar/. Acesso em: 15 maio 2021.
MARÇAL, C. C. B. et al. A salutogênese na pesquisa em saúde: uma revisão integrativa. Rev. Enferm. UERJ, Rio de Janeiro, v. 26, 2018. Doi: 10.12957/reuerj.2018.37954. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/37954. Acesso em: 20 maio 2021.
MOROSINI, M. V.; FONSECA, A. F.; PEREIRA, I. B. Educação em Saúde. In: PEREIRA, I. B.; LIMA, J. C. F. Dicionário da educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008. p. 155-162.
PEREIRA, É. F.; TEIXEIRA, C. S.; SANTOS, A. Qualidade de vida: abordagens, conceitos e avaliação. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 26, n. 2, p. 241-250, abr./jun., 2012. Doi: 10.1590/S1807-55092012000200007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/45895. Acesso em: 16 maio 2021.
SABOGA-NUNES, L. et al. O papel da literacia para a saúde e educação para a saúde na promoção da saúde. Curitiba: CRV, 2019.
SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedia, 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal de Direitos Humanos. Nova Iorque: ONU, 1948. Disponível em: https://www.ohchr.org/en/udhr/pages/Language.aspx?LangID=por. Acesso em: 22 jun. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.