Educação financeira

uma experiência extensionista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-61451

Palabras clave:

Educação financeira, Assessoria financeira, Gestão familiar, Finanças pessoais

Resumen

Este artigo apresenta as ações e os resultados de um projeto de extensão, financiado pelo Governo do Estado do Paraná e executado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, que envolveu ações de educação e capacitação financeira para o público em geral. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo e quantitativo, mediante emprego da estratégia de campo e observação participante. Como principais resultados destacam-se: 484 pessoas atendidas pelo projeto, distribuídas em cinco municípios do Estado do Paraná, por meio de palestras, minicursos e assessorias, que possibilitaram acesso ao conhecimento acerca da gestão financeira pessoal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Cesar Garcia Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Brasil; professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Brasil.

Matheus Lirança Landgraf, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Corn´élio Procópio, Brasil.

Kauani Oliveira Gracional de Moraes, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Brasil.

Flaviane Pelloso Molina Freitas, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Marília, São Paulo, Brasil; professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Cornélio Procópio, Brasil.

Citas

ARAÚJO, F. de P.; CASIMIRO, L. C. A importância dos projetos de extensão universitária na forma-ção de cidadãos leitores. 2013. Disponível em: http://rabci.org/rabci/sites/default/files/CASIMIRO.%20A%20import%C3%A2ncia%20dos%20projetos%20de%20extens%C3%A3o.pdf. Acesso em: 21 fev. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Cosntituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2018.

BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira. 2011. Disponível em: http://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/05-08-2014-CONEF-Deliberacao_2.pdf /. Acesso em: 20 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na meta 12.7 da lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 jun. 2020.

BRASIL. Portal Brasil. 2016. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/12/numero-de-estudantes-universitarios-cresce-25-em-10-anos. Acesso em: 22 jun. 2020.

BRITO, L. S. A importância da educação financeira nos contextos acadêmico e profissional: um levantamento de dados com alunos universitários. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA - SEGET. 9., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: 2012. Disponível em: http://www. aedb. br/seget/artigos12/49616595. pdf. Acesso em: 19 jun. 2020.

CARBONARI, M. E. E.; PEREIRA, A. C. A extensão universitária no Brasil, do assistencia-lismo à sustentabilidade. Revista de Educação, Londrina, v. 10, n. 10, p. 23-28, 2007. Dis-ponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/educ/article/view/2133. Acesso em: 15 maio 2020.

CASTRO, L. M. C. A universidade, a extensão universitária e a produção de conhecimentos emancipadores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27, 2004, Caxambú. Anais [...]. Ca-xambú: ANPED, 2004. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/gt11/t1111.pdf. Acesso em: 20 set. 2020.

DORNELA, F. J. et al. Educação financeira: aprendendo a lidar com Dinheiro. Raízes e Ru-mos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, 2014. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/raizeserumos/article/view/3900. Acesso em: 15 set. 2020.

FREITAS, C. C. G. et al. Práticas de gestão em organizações familiares: uma experiência extensionista. Revista Conexão, Ponta Grossa, v. 13, p. 474-487, 2017. Doi: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i3.0010. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/conexao/article/view/9968. Acesso em: 10 out. 2020.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

PINHEIRO, R. P. Educação financeira e previdenciária: a nova fronteira dos fundos de pensão. São Paulo: Peixoto Neto, 2008.

RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, Aracajú, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/494. Acesso em: 18 set. 2020.

SILVA, F. M.; MELO, P. A. Universidade e compromisso social: a prática da universidade Federal de Santa Catarina. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNI-VERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 10., 2010, Mar del Plata. Anais [...]. Mar del Plata: 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97090. Acesso em: 21 fev. 2020.

TREVIZAN, K. Brasil enfrenta pior crise já registrada poucos anos após um boom eco-nômico. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/brasil-enfrenta-pior-crise-ja-registrada-poucos-anos-apos-um-boom-economico.ghtml. Acesso em: 19 jun. 2020.

ZANELLA, L. C. H. Metodologia da pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

FREITAS, C. C. G.; LANDGRAF, M. L. .; MORAES, K. O. G. de .; FREITAS, F. P. M. Educação financeira: uma experiência extensionista. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 44–56, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-61451. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/61451. Acesso em: 23 nov. 2024.