Nos caminhos da transparência pública de uma Instituição Federal de Ensino

uma experiência extensionista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v19n22020-56028

Palabras clave:

Controle social, Instituto Federal, Projeto de extensão, Transparência pública

Resumen

A transparência pública é considerada um dispositivo da gestão fiscal responsável, ligado ao princípio constitucional da publicidade. Todos temos o direito e o dever de fiscalizar a aplicação das receitas oriundas de diversas fontes, por intermédio da exposição de ações públicas. De tal modo, este texto objetiva descrever os resultados de um projeto de extensão que buscou promover a transparência do IF Sertão PE Campus Santa Maria da Boa Vista, demonstrando a importância e as principais informações institucionais para o público-alvo. A metodologia do projeto se deu em quatro etapas: preparação, divulgação, realização e avaliação, que foram executadas em 4 escolas públicas com aproximadamente 250 estudantes, em 2017. Em suma, as ações do projeto foram consideradas relevantes, os alunos revelaram que não conheciam o Instituto Federal, nem possuíam o hábito de acessas as informações públicas pelo portal. Realizaram-se visitas técnicas ao Campus a fim de incentivar uma maior aproximação entre Instituto e comunidade. Além de cumprir com aspecto legal, as visitas nas escolas e no Instituto foram caminhos viáveis à troca de saberes e conhecimentos quanto à transparência pública sobre temas relacionados ao contexto histórico, ensino, assistência estudantil, pesquisa, inovação, extensão, cultura e orçamento institucional, proporcionando também o controle social.

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Biografía del autor/a

Wandilson Alisson Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Doutorando em Administração na Universidade Federal da Bahia, Brasil; administrador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Brasil.

Anne Karynne Guimarães Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

Técnica em Edificações pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina, Brasil.

Citas

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

LIMA, W. A. S. .; RAMOS, A. K. G. Nos caminhos da transparência pública de uma Instituição Federal de Ensino: uma experiência extensionista . Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 237–249, 2020. DOI: 10.14393/REE-v19n22020-56028. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/56028. Acesso em: 4 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência