Visitas monitoradas ao Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém-PA, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v19n22020-55002Palabras clave:
Monitored visits, Urban parks, Tourism, Emílio Goeldi MuseumResumen
Os caminhos para minimizar ou erradicar os problemas ambientais têm sido foco de discussões e fóruns desde, pelo menos, a Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em 1972. Nas instituições de ensino superior, os projetos de extensão sobre a questão são uma ferramenta importante para a sensibilização da comunidade quanto ao uso racional do ambiente natural, como o projeto “Visitas monitoradas a parques urbanos da Grande Belém-PA”. Desenvolvido por docentes e discentes da Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi, o projeto tem com o objetivo de planejar e implementar visitas guiadas – e seus desdobramentos – ao parque zoobotânico do Museu Goeldi, bem como preparar os alunos para atuar na instituição, a partir da articulação pesquisa, ensino e extensão. Os resultados evidenciaram participação expressiva de discentes do curso de turismo e visitantes, produção de trabalhos acadêmicos e publicação em revistas científicas. O projeto, pela vivência educativa proposta, pautada na interdisciplinaridade e na associação da teoria com a prática, de maneira formativa, proporciona aos frequentadores do museu maior suporte de informações durante a visita e, por conseguinte, a vivência de novas oportunidades de atuação profissional aos futuros turismólogos.
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