Programação e robótica
uma ferramenta de inclusão tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-52197Palabras clave:
Educação, Tecnologia, Programação, RobóticaResumen
O uso de sistemas robóticos no mundo moderno é crescente, pois permite desenvolver com eficiência e precisão tarefas complexas e até mesmo impossíveis para o ser humano. Ademais um sistema robótico é multidisciplinar com constante evolução, pois envolve diferentes áreas tecnológicas e de engenharias. Com o intuito de proporcionar um cenário de inclusão tecnológica, o projeto de extensão “Programação e Robótica da Universidade Católica Dom Bosco” tem por objetivo despertar o interesse nas áreas tecnológicas nos ensinos fundamental e médio. Para isso, proporciona aulas teóricas e práticas, há mais de 10 anos, em parceria com escolas públicas e particulares, desenvolvendo atividades de ensino e experimentos que disponibilizam na prática conceitos clássicos de engenharia, física, inglês, interpretação de texto, matemática e tecnologia da informação por meio de kits LEGO e linguagens de programação. Durante sua trajetória, o projeto alcançou mais de 1.000 estudantes de forma direta e indireta, auxiliando-os em escolhas profissionais e proporcionando oportunidades únicas, pois o ensino como este só é possível em escolas especializadas com custo relativamente inacessível. Com a disponibilidade de forma gratuita, o projeto atende a todos os estudantes de ensino fundamental e médio do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
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