Programação e robótica

uma ferramenta de inclusão tecnológica

Autores/as

  • Leonardo Henrique de Oliveira Dantas Universidade Católica Dom Bosco
  • Ana Karina Vieira da Silva Universidade Católica Dom Bosco
  • Alexsandro Monteiro Carneiro Universidade Católica Dom Bosco
  • Gabriel Henrique de Oliveira Dantas Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-52197

Palabras clave:

Educação, Tecnologia, Programação, Robótica

Resumen

O uso de sistemas robóticos no mundo moderno é crescente, pois permite desenvolver com eficiência e precisão tarefas complexas e até mesmo impossíveis para o ser humano. Ademais um sistema robótico é multidisciplinar com constante evolução, pois envolve diferentes áreas tecnológicas e de engenharias. Com o intuito de proporcionar um cenário de inclusão tecnológica, o projeto de extensão “Programação e Robótica da Universidade Católica Dom Bosco” tem por objetivo despertar o interesse nas áreas tecnológicas nos ensinos fundamental e médio. Para isso, proporciona aulas teóricas e práticas, há mais de 10 anos, em parceria com escolas públicas e particulares, desenvolvendo atividades de ensino e experimentos que disponibilizam na prática conceitos clássicos de engenharia, física, inglês, interpretação de texto, matemática e tecnologia da informação por meio de kits LEGO e linguagens de programação. Durante sua trajetória, o projeto alcançou mais de 1.000 estudantes de forma direta e indireta, auxiliando-os em escolhas profissionais e proporcionando oportunidades únicas, pois o ensino como este só é possível em escolas especializadas com custo relativamente inacessível. Com a disponibilidade de forma gratuita, o projeto atende a todos os estudantes de ensino fundamental e médio do município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Henrique de Oliveira Dantas, Universidade Católica Dom Bosco

Graduando em Engenharia de Controle e Automação na Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil; extensionista bolsista do projeto de extensão “Programação e robótica: uma ferramenta de inclusão tecnológica”.

Ana Karina Vieira da Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil; professora na mesma instituição; membro do Laboratório de Software e do Grupo Inovisão; coordenadora do projeto de extensão “Programação-Robótica: uma ferramenta de inclusão tecnológica”.

Alexsandro Monteiro Carneiro, Universidade Católica Dom Bosco

Doutorando em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil; professor na mesma instituição.

Gabriel Henrique de Oliveira Dantas, Universidade Católica Dom Bosco

Graduado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil; coordenador de projetos na Idealtech Automação.

Citas

ALMEIDA, M. E. Proinfo: informática e formação de professores. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2000.

CARVALHO, A. M. P. de. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2005.

FRANCISCO JUNIOR, N. M.; VASQUES, C. K.; FRANCISCO, T. H. A. Robótica educacional e a produção científica na base de dados da capes. Revista Electrónica De Investigación Y Docencia (REID), Jaén, n. 4, p. 35-53, jul. 2010. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/1044. Acesso em: 30 out. 2019.

GOOGLE CLASSROOM. Disponível em: https://classroom.google.com/. Acesso em: 10 abr. 2020.

KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 1-10, set. 2003. Doi: 10.7213/rde.v4i10.6419.

KENSKI, V. M Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3. ed. São Paulo, SP: Loyola, 1998.

MANZANO, J. A. N. G.; OLIVEIRA, J. F. de. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 28. ed. São Paulo, SP: Érica, 2016.

MATARIC, M. J.; KOENIG, N.; FEIL-SEIFER, D. Materials for enabling hands-on robotics and stem education. Disponível em: https://www.aaai.org/Papers/Symposia/Spring/2007/SS-07-09/SS07-09-022.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.

OBI – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA. Disponível em: https://olimpiada.ic.unicamp.br/. Acesso em: 11 abr. 2020.

OBR – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA. Disponível em: http://www.obr.org.br/. Acesso em: 11 abr. 2020.

Publicado

2020-06-05

Cómo citar

DANTAS, L. H. de O.; SILVA, A. K. V. da; CARNEIRO, A. M.; DANTAS, G. H. de O. Programação e robótica: uma ferramenta de inclusão tecnológica. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 211–221, 2020. DOI: 10.14393/REE-v19n12020-52197. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/52197. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a