Laboratório de Software
ambiente tecnológico de consultorias, treinamentos e práticas em análise e desenvolvimento de sistemas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-57902Palavras-chave:
Engenharia de Software, Gestão de projetos, EnsinoResumo
O projeto de extensão “Laboratório de Software” propõe a interação da área acadêmica com a comunidade externa de forma direta e indireta, criando produtos de software que possam atender diversas pessoas e classes sociais. O projeto contribui com a formação integral dos acadêmicos, aproximando-os do ambiente empresarial, de forma que eles possam ser capazes de desenvolver aplicações, desde a engenharia de requisitos, modelagem, regras de negócio ao desenvolvimento back-end e front-end. Essa prática os transforma em profissionais com experiência em diversas áreas, não somente no ramo de desenvolvimento, como nas áreas de design, engenharia de software, e relacionamento interpessoal. O Laboratório de Software se utiliza dos conteúdos vistos em sala de aula de forma prática, fazendo, assim, com que o aluno perceba a importância de cada etapa do desenvolvimento de uma aplicação. Outro intuito é fornecer conhecimento à comunidade externa, por meio de cursos, demonstrações e consultorias na área de tecnologia.
Downloads
Referências
BECK, K. Extreme programming explained: embrace change. Boston, MA: Addison-Wesley, 1999.
BELL, D. An introduction to the unified modeling language. 2003. Disponível em: https://developer.ibm.com/articles/an-introduction-to-uml/. Acesso em: 10 jul. 2020.
CRUZ, F. Scrum e PMBOK unidos no Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro, RJ: Brasport, 2013.
FOWLER, M. UML distilled third edition: a brief guide to the standart object modeling language. 3. ed. [s.l.]: Addison-Wesley Professional, 2003.
MILLER, F. As 5 mobile app helps growers identify corn ear rot, mycotoxins. 2018. Disponível em: https://www.uaex.edu/mediaresources/news/march2018/03-27-2018-Ark-corn-pathogen-mobile-app.aspx. Acesso em: 26 jun. 2020.
PRESSMAN R. S.; MAXIM B. R. Engenharia de software: uma abordagem profissional. 8. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2016.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE – PMI. A guide to project management body of knowledge. 6. ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, 2004.
SCHWABER, K.; BEEDLE M. Agile software development with Scrum. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2002.
SOUZA, D.; VERGOTTINI, V.; BERNINI, D. S. D. Educação dos tempos modernos através da aprendizagem colaborativa: uma abordagem sobre Eduscrum. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE, 29., 2018, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: SBC, 2018. P. 51-60. Doi: 10.5753/cbie.sbie.2018.51. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7953/5651. Acesso em: 2 out. 2020.
SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Holos, Natal, v. 5, p. 182-200, out. 2015. Doi: 10.15628/holos.2015.2880. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2880/1143. Acesso em: 2 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.