“Arte em defesa da vida”
estratégia educativa de vigilância em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-51266Palabras clave:
Extensão, Aedes aegypti, Estratégias, EducaçãoResumen
Este relato de experiência versa sobre o projeto de extensão e cultura, intitulado “Arte em Defesa da Vida”, desenvolvido com alunos de escolas municipais e de um colégio estadual de ensino fundamental I e II de um município do sudoeste goiano. O objetivo foi promover a saúde na escola e na comunidade em geral, permitindo disseminar conhecimentos sobre o Aedes aegypti e as doenças ocasionadas por esse vetor. Participaram 30 escolas públicas e conveniadas com o ensino público, com 2.576 alunos, com média de 12 anos de idade, nas duas edições. Constituiu-se em dois concursos de cartazes, realizado em duas edições: 2014 e 2016. Para o desenvolvimento dos cartazes, a comunidade escolar participou de rodas de conversa sobre o Aedes aegypti e as doenças transmitidas por ele, elucidando as causas, transmissão, sintomas, prevenção, formas de combate ao vetor. Premiações foram utilizadas como forma de incentivo aos alunos a participarem do concurso. A experiência contribuiu para o avanço do ensino e conscientização socioambiental dos alunos.
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