“Arte em defesa da vida”

estratégia educativa de vigilância em saúde

Autores/as

  • Cacia Regia de Paula Universidade Federal de Goiás
  • Bruno Bordin Pelazza Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Juliana Flávia Ferreira e Silva Paranaíba Universidade Federal de Goiás
  • Juliana Freitas Silva Universidade Federal de Goiás
  • Guilherme Silva Mendonca Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0001-5635-2708

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-51266

Palabras clave:

Extensão, Aedes aegypti, Estratégias, Educação

Resumen

Este relato de experiência versa sobre o projeto de extensão e cultura, intitulado “Arte em Defesa da Vida”, desenvolvido com alunos de escolas municipais e de um colégio estadual de ensino fundamental  I e II de um município do sudoeste goiano. O objetivo foi promover a saúde na escola e na comunidade em geral, permitindo disseminar conhecimentos sobre o Aedes aegypti e as doenças ocasionadas por esse vetor. Participaram 30 escolas públicas e conveniadas com o ensino público, com 2.576 alunos, com média de 12 anos de idade, nas duas edições. Constituiu-se em dois concursos de cartazes, realizado em duas edições: 2014 e 2016. Para o desenvolvimento dos cartazes, a comunidade escolar participou de rodas de conversa sobre o Aedes aegypti e as doenças transmitidas por ele, elucidando as causas, transmissão, sintomas, prevenção, formas de combate ao vetor. Premiações foram utilizadas como forma de incentivo aos alunos a participarem do concurso. A experiência contribuiu para o avanço do ensino e conscientização socioambiental dos alunos.

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Biografía del autor/a

Cacia Regia de Paula, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Enfermagem na Universidade Federal de Goiás, Brasil;  professora efetiva do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Brasil.

Bruno Bordin Pelazza, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; estágio pós-doutoral na Associação de Estudos e Pesquisas aos Portadores de Alzheimer (AEPAPA), Brasil; professor efetivo do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná, Brasil.

 

Juliana Flávia Ferreira e Silva Paranaíba, Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Biociência Animal na Universidade Federal Goiás, Regional Jataí, Brasil; técnica de laboratório na mesma instituição.

Juliana Freitas Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Geografia na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Brasil.

Guilherme Silva Mendonca, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Ciências da Saúde na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; enfermeiro da Unidade de Internação em Saúde Mental do Hospital de Clínicas da mesma instituição.

Citas

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VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Publicado

2020-06-05

Cómo citar

PAULA, C. R. de; PELAZZA, B. B. .; PARANAÍBA, J. F. F. e S. .; SILVA, J. F. .; MENDONCA, G. S. “Arte em defesa da vida”: estratégia educativa de vigilância em saúde. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 172–183, 2020. DOI: 10.14393/REE-v19n12020-51266. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/51266. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência

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