Quando a matemática e a química encontram o teatro
uma revolução pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-50793Palabras clave:
Metodologia do Teatro, Matemática, Química, Extensão universitáriaResumen
O presente artigo apresenta os resultados obtidos no desenvolvimento de um programa de extensão registrado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, intitulado como Show da Matemática e da Química, o qual usou a metodologia de teatro como forma de ensino-aprendizagem para Matemática e Química no Ensino Médio. O programa teve duração de nove meses e contou com as seguintes etapas: pesquisa, estudo, divulgação e aplicação. O programa teve aplicação em algumas escolas estaduais do município de Uberaba, Minas Gerais. A preferência foi atender alunos que estivessem cursando entre o 9° ano do ensino fundamental e o 2° ano do Ensino Médio, porém não foram vedadas as participações de alunos de outros anos letivos. Ao final, houve um evento com apresentações dos alunos da Educação Básica participantes a fim de demonstrarem o quanto aprenderam durante o programa.
Descargas
Citas
ASCHERMANN, C.; RODRIGUES, E. S. Como trabalhar teatro na sala de aula? Nupeart, Florianópolis, v. 7, n. 7, p. 73-82, set. 2009. Doi: 10.5965/2358092507072009073.
BOY, T. C. S.; GAMA, J. Celeiro de ideias. In: Boletim Arte na Escola. 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Tradução de Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.
CABRAL, B. Pedagogia do teatro e teatro como pedagogia. In: CONGRESSO DA ABRACE, 9., 2007, Campinas. Anais [...]. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. Disponível em: http://portalabrace.org/ivreuniao/gts/pedagogia/pedagogia%20do%20teatro%20e%20teatro%20como%20pedagogia%20-%20beatriz%20cabral%20biange.pdf. Acesso em: 12 nov. 2018.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, 2017. Doi: 10.15536/thema.14.2017.268-288.404.
ROQUE, N. F. Química por meio do teatro. Química Nova na Escola, v. 25, p. 27-29, maio 2007. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc25/rsa02.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018.
SCHMIDT, I. A. John Dewey e a educação para uma sociedade democrática. Contexto & Educação, Ijuí, v. 24, n. 82, p. 135-154, 2009. Doi: 10.21527/2179-1309.2009.82.135-154.
VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. 1988. Disponível em: http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2011/03/aprendizagemedesenvolvimentointelectualnaidadeescolar.pdf. Acesso em: 12 nov. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.