Quando a matemática e a química encontram o teatro

uma revolução pedagógica

Autores/as

  • Vinicios Antonio Passos Balduino Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Gabriel Phelipe Barão Borges Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Monica de Cassia Siqueira Martines Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Valéria Almeida Alves Universidade Federal do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0000-0001-7711-5824

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v19n12020-50793

Palabras clave:

Metodologia do Teatro, Matemática, Química, Extensão universitária

Resumen

O presente artigo apresenta os resultados obtidos no desenvolvimento de um programa de extensão registrado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, intitulado como Show da Matemática e da Química, o qual usou a metodologia de teatro como forma de ensino-aprendizagem para Matemática e Química no Ensino Médio. O programa teve duração de nove meses e contou com as seguintes etapas: pesquisa, estudo, divulgação e aplicação. O programa teve aplicação em algumas escolas estaduais do município de Uberaba, Minas Gerais. A preferência foi atender alunos que estivessem cursando entre o 9° ano do ensino fundamental e o 2° ano do Ensino Médio, porém não foram vedadas as participações de alunos de outros anos letivos. Ao final, houve um evento com apresentações dos alunos da Educação Básica participantes a fim de demonstrarem o quanto aprenderam durante o programa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vinicios Antonio Passos Balduino, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando em Matemática na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Gabriel Phelipe Barão Borges, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Monica de Cassia Siqueira Martines, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, Brasil; professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Valéria Almeida Alves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo, Campus São Carlos, Brasil; estágio pós-doutoral em Química (Corrosão de Materiais Metálicos) pela Universidade de Coimbra, Portugal; professora titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil.

Citas

ASCHERMANN, C.; RODRIGUES, E. S. Como trabalhar teatro na sala de aula? Nupeart, Florianópolis, v. 7, n. 7, p. 73-82, set. 2009. Doi: 10.5965/2358092507072009073.

BOY, T. C. S.; GAMA, J. Celeiro de ideias. In: Boletim Arte na Escola. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 nov. 2019.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Tradução de Camila Bogéa. São Paulo: Ática, 2008.

CABRAL, B. Pedagogia do teatro e teatro como pedagogia. In: CONGRESSO DA ABRACE, 9., 2007, Campinas. Anais [...]. Campinas: Editora da Unicamp, 2007. Disponível em: http://portalabrace.org/ivreuniao/gts/pedagogia/pedagogia%20do%20teatro%20e%20teatro%20como%20pedagogia%20-%20beatriz%20cabral%20biange.pdf. Acesso em: 12 nov. 2018.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, 2017. Doi: 10.15536/thema.14.2017.268-288.404.

ROQUE, N. F. Química por meio do teatro. Química Nova na Escola, v. 25, p. 27-29, maio 2007. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc25/rsa02.pdf. Acesso em: 15 nov. 2018.

SCHMIDT, I. A. John Dewey e a educação para uma sociedade democrática. Contexto & Educação, Ijuí, v. 24, n. 82, p. 135-154, 2009. Doi: 10.21527/2179-1309.2009.82.135-154.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. 1988. Disponível em: http://www.luzimarteixeira.com.br/wp-content/uploads/2011/03/aprendizagemedesenvolvimentointelectualnaidadeescolar.pdf. Acesso em: 12 nov. 2018.

Publicado

2020-06-05

Cómo citar

BALDUINO, V. A. P.; BORGES, G. P. B.; MARTINES, M. de C. S. .; ALVES, V. A. Quando a matemática e a química encontram o teatro: uma revolução pedagógica. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 19, n. 1, p. 184–201, 2020. DOI: 10.14393/REE-v19n12020-50793. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/50793. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência