Cursinhos comunitários e o direito à educação
a história do cursinho pré-vestibular Colmeia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-50253Palabras clave:
Educação Superior, Cursinho Pré-Vestibular, Cidadania, DemocraciaResumen
O presente artigo propõe-se a refletir sobre a gênese dos cursinhos populares no Brasil, a contextualização dos indicadores sobre educação no município de Limeira e a história da criação do “Cursinho Pré-Vestibular Colmeia – jovens construindo seus projetos de futuro. Para isso, realizou-se um trabalho de revisão bibliográfica tomando como referencial a legislação brasileira e temas com ênfase ao direito à educação. Acrescem-se relatos de experiência acerca da atuação do Colmeia, cuja iniciativa se soma aos movimentos sociais de reinvindicação por justiça social, democracia e acesso ao Ensino Superior. Ressalta-se que a composição do presente artigo é bastante singular, uma vez que se dá a partir de um trabalho conjunto que envolve professores e ex-professores do Cursinho (que são graduandos ou pós-graduandos) e coordenadores do projeto (professores doutores da Universidade Estadual de Campinas). O Colmeia, ao trazer estudantes e professores a um lugar de fala comum, favorece o exercício do compartilhamento de diferentes saberes. Nessa proposta, o aprendizado não se torna objetivo apenas, mas processo de conhecimento e reconhecimento.
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