O projeto “Ouvidoria Acolhidas” como instrumento para a promoção da igualdade de gênero no ensino universitário brasileiro

estudo desde a perspectiva do aprendizado dos direitos fundamentais

Autores

  • Ana Flávia Silva Aguilar Universidade Federal de Uberlândia
  • Beatriz Corrêa Camargo Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-47405

Palavras-chave:

Violência contra a mulher, Discriminação de gênero, Universidades, Projeto de extensão, Direitos fundamentais

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a importância, para o ensino do Direito e a promoção de direitos fundamentais, do Projeto de Extensão “Ouvidoria Acolhidas”, desenvolvido na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O artigo está dividido em três partes. Inicialmente, apresenta-se o surgimento do Projeto e seu escopo. Em seguida, destacam-se as principais frentes de trabalho estabelecidas em seus dois primeiros anos de atuação, enfatizando-se a consolidação das ações para a busca de soluções jurídicas, transformações institucionais e enfretamento da desigualdade, violência e agressão de gênero na comunidade interna da Instituição, bem como a sua inserção num contexto mais amplo de criação de ouvidorias e redes de enfrentamento à violência em diversas instituições públicas de ensino do país nos últimos anos. Por fim, destacam-se os pontos positivos obtidos durante o período, estabelecendo-se a importância das atividades de extensão como meio de redução das diversas formas de agressão e violência de gênero praticadas no ambiente universitário.

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Biografia do Autor

Ana Flávia Silva Aguilar, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Beatriz Corrêa Camargo, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Direito Penal pela Universidade de São Paulo, Brasil, com estágios de pós-doutorado na Universidade de Bonn, Alemanha, e na Universidade de São Paulo, Brasil; professora da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

22-01-2020

Como Citar

AGUILAR, A. F. S.; CAMARGO, B. C. O projeto “Ouvidoria Acolhidas” como instrumento para a promoção da igualdade de gênero no ensino universitário brasileiro: estudo desde a perspectiva do aprendizado dos direitos fundamentais. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 19–33, 2020. DOI: 10.14393/REE-v18n22019-47405. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/47405. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais