Projeto Corpo e(m) Movimento
improvisação em dança em uma escola da rede estadual de ensino em Uberlândia, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-46582Palabras clave:
Dança, Improvisação, EscolaResumen
Este relato busca demonstrar a importância de um processo educacional de/em/na dança para o desenvolvimento das crianças como indivíduos. Pretende também apontar a dificuldade de acesso a esse tipo de atividade por pessoas de baixa renda e da periferia, ressaltando a importância de projetos que viabilizem a educação pela arte a algumas minorias. Discorre sobre procedimentos de ensino-aprendizagem em dança, mais especificamente sobre improvisação em dança no primeiro ciclo da educação infantil, procurando compreender como o modo de condução das experiências potencializa a construção de conhecimento e a criatividade da criança. Também ressaltamos a importância de se repensar determinados conceitos e pré-conceitos para tornar o estudo da dança acessível à criança, em um momento tão importante do processo de desenvolvimento do indivíduo, como o período da infância. O relato tem como base as atividades do Projeto Corpo e(m) Movimento, realizado em uma escola da rede estadual de ensino em Uberlândia, Minas Gerais.
Descargas
Citas
BALDUINO, G.; CUNHA, M. Brinca você, brincamos nós: imaginação infantil e escola de ensino fundamental. Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 8 n. 2, p. 1-17, 2013.
BARLILI, D.; CINTRA, R. C. G. G. Dança na educação infantil: uma estratégia pedagógica para uma educação sustentável. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 11., Curitiba, 2013. Anais [...]. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/13432_6725.pdf. Acesso em: 20 set. 2018.
BERTAZZO, I. Cérebro ativo. São Paulo: Manole, 2012.
GIRARDELLO, G. Imaginação: arte e ciência na infância. Pró-posições, Campinas, v. 22, n. 2, p. 75-92, 2011. Doi: 10.1590/S0103-73072011000200007.
MARQUES, I. A. Dançando na escola. Motriz, Rio Claro, v. 3, n. 2, p. 20-27, 1997.
STRAZZACAPPA, M. A educação e a fábrica de corpos: a dança na escola. Cadernos CADES, Campinas, v. 21, n. 53, p. 69-83, 2001. Doi: 10.1590/S0101-32622001000100005.
VILLAS BOAS, P. A improvisação em dança: um diálogo entre a criança e o artista professor. 2012. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.