Conhecimento, aprendizagem e socialização da extensão no contexto do laboratório de história da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Autores/as

  • Daniele Machado Domingues Universidade Católica Dom Bosco
  • Márcia Espíndola Jordão Universidade Católica Dom Bosco
  • Maria Augusta de Castilho Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v18n12019-46253

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem, Patrimônio cultural, Extensão.

Resumen

O texto tem por objetivo apresentar algumas das atividades de extensão realizadas no Laboratório de História da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), contextualizando as ações desenvolvidas junto às escolas públicas e privadas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, visando à conscientização junto aos alunos sobre o patrimônio cultural da capital sul-mato-grossense. A metodologia utilizada perpassou pelo método indutivo com cortes transversais, por meio de oficinas realizadas nas escolas para alunos do Ensino Fundamental e Médio, ministradas pelos bolsistas e pela coordenadora do projeto de extensão, utilizando livros, multimídia, debates e acervo fotográfico. Os resultados apontam para um contato direto com a população-alvo proporcionando uma partilha de saberes, construída a partir das discussões realizadas in loco, nas quais novos conhecimentos foram apreendidos, alavancando a vontade de uma mudança de postura em relação às reflexões sobre a preservação do patrimônio cultural campo-grandense e o exercício da cidadania. Quanto ao ensino-aprendizagem, os bolsistas de extensão também desenvolvem outras atividades, a saber: organização de eventos, visitas técnicas, realização de cursos, oficinas, participação de eventos e orientações de pesquisas científicas.

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Biografía del autor/a

Daniele Machado Domingues, Universidade Católica Dom Bosco

Graduanda em História pela Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil; bolsista no Projeto de Extensão Práticas Extensionistas no Laboratório de História: Saberes Culturais e Aprendizagem

Márcia Espíndola Jordão, Universidade Católica Dom Bosco

Graduanda em História pela Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil; bolsista no Projeto de Extensão Práticas Extensionistas no Laboratório de História: Saberes Culturais e Aprendizagem

Maria Augusta de Castilho, Universidade Católica Dom Bosco

Pós-doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; professora na gradução de pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco, Mato Grosso do Sul, Brasil; coordenadora do Projeto de Extensão Práticas Extensionistas no Laboratório de História: Saberes Culturais e Aprendizagem

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Publicado

2019-09-18

Cómo citar

DOMINGUES, D. M.; JORDÃO, M. E.; CASTILHO, M. A. de. Conhecimento, aprendizagem e socialização da extensão no contexto do laboratório de história da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 187–195, 2019. DOI: 10.14393/REE-v18n12019-46253. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/46253. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência