Oficina de horta comunitária do projeto DIST Shopping Park como aliada na geração de renda, segurança alimentar e educação ambiental para a comunidade

Autores/as

  • Lais Abreu Tedde Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0003-0087-9820
  • Geovana Rodrigues de Lima Universidade Federal de Uberlândia
  • Giovana Velloso Galante Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v18n12019-43414

Palabras clave:

Horta Mandala, Produção orgânica, Inclusão social, Extensão universitária

Resumen

As hortas comunitárias são criadas com o propósito de oferecer uma melhor qualidade no alimento oferecido para a população envolvida, assim como desenvolver o empoderamento das comunidades para a criação de laços de solidariedade e de cooperação entre os indivíduos e para a potencialização de estratégias de inclusão social e produtiva. Nesse contexto, a oficina de horta comunitária foi criada no projeto DIST-Shopping Park com o objetivo de realizar a inserção da educação ambiental a partir de assessorias domésticas e reabilitações de terrenos, oferecendo uma possibilidade de renda e de reinserção na sociedade para pessoas em situação de risco. Foi instalada uma horta mandala na Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI “Maria Euvira Sabbag”, em Uberlândia-MG, utilizando a metodologia desenvolvida pela ministrante e os alunos da oficina, juntando os conhecimentos científicos e empíricos. Com a instalação e consequente produção da horta foi possível realizar a proximidade dos alunos da educação infantil com a produção orgânica dos alimentos, proporcionando atividades didáticas, permitindo ampliar o conhecimento sobre o cultivo e manejo das hortas, alcançando o objetivo de estabelecer uma nova relação ser humano-natureza, revelando formas criativas de observação, interação com meio e formando opinião e posturas próprias que levam à ação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lais Abreu Tedde, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Geovana Rodrigues de Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Giovana Velloso Galante, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda de Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Brasília: MEC/FNDE, 2013.

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Rio Largo, v. 3, n. 1, p. 42-60, 2010.

Doi: 10.28998/rca.v15i0.3604.

ENO, É. G. J.; LUNA, R. R.; LIMA, R. A. Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente. Revista Eletrônica de Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Santa Maria, v. 19, n. 1, p. 248-253, 2015.

GALLO, Z.; SPAVOREK, R. B. M.; MARTINS, F. P. L. Das hortas domésticas para a horta comunitária: estudo de caso no Bairro Jardim Oriente em Piracicaba, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte, 2004. Anais... Belo Horizonte: 2011. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Trabalho/Trabalho2.pdf. Acesso em: 10 mar. 2018.

MELO, V. et al. Implantação de uma horta mandala como mecanismo de reinserçao de moradores de rua na sociedade. Tekhne e Logos, Botucatu, v. 8, n. 3, out. 2017.

NUTTAL, C. Agrofloresta para crianças: uma sala de aula ao ar livre. 2. ed. Salvador: Instituto de Permacultura da Bahia, 2008. 80 p.

RUSCHEINSKY, A. et al. Educação ambiental, abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. 184 p.

SERAFIM, M. P.; DIAS, R. B. Agricultura urbana: análise do Programa Horta Comunitária do Município de Maringá (PR). In: COSTA, A. B. (Org.). Tecnologia social e políticas públicas. São Paulo: Instituto Pólis, 2013. p. 133-152.

Publicado

2019-09-18

Cómo citar

TEDDE, L. A.; LIMA, G. R. de; GALANTE, G. V. Oficina de horta comunitária do projeto DIST Shopping Park como aliada na geração de renda, segurança alimentar e educação ambiental para a comunidade. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 108–121, 2019. DOI: 10.14393/REE-v18n12019-43414. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/43414. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência