Oficina de horta comunitária do projeto DIST Shopping Park como aliada na geração de renda, segurança alimentar e educação ambiental para a comunidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n12019-43414Palabras clave:
Horta Mandala, Produção orgânica, Inclusão social, Extensão universitáriaResumen
As hortas comunitárias são criadas com o propósito de oferecer uma melhor qualidade no alimento oferecido para a população envolvida, assim como desenvolver o empoderamento das comunidades para a criação de laços de solidariedade e de cooperação entre os indivíduos e para a potencialização de estratégias de inclusão social e produtiva. Nesse contexto, a oficina de horta comunitária foi criada no projeto DIST-Shopping Park com o objetivo de realizar a inserção da educação ambiental a partir de assessorias domésticas e reabilitações de terrenos, oferecendo uma possibilidade de renda e de reinserção na sociedade para pessoas em situação de risco. Foi instalada uma horta mandala na Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI “Maria Euvira Sabbag”, em Uberlândia-MG, utilizando a metodologia desenvolvida pela ministrante e os alunos da oficina, juntando os conhecimentos científicos e empíricos. Com a instalação e consequente produção da horta foi possível realizar a proximidade dos alunos da educação infantil com a produção orgânica dos alimentos, proporcionando atividades didáticas, permitindo ampliar o conhecimento sobre o cultivo e manejo das hortas, alcançando o objetivo de estabelecer uma nova relação ser humano-natureza, revelando formas criativas de observação, interação com meio e formando opinião e posturas próprias que levam à ação.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução CD/FNDE nº 26, de 17 de junho de 2013. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE. Brasília: MEC/FNDE, 2013.
CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, Rio Largo, v. 3, n. 1, p. 42-60, 2010.
Doi: 10.28998/rca.v15i0.3604.
ENO, É. G. J.; LUNA, R. R.; LIMA, R. A. Horta na escola: incentivo ao cultivo e a interação com o meio ambiente. Revista Eletrônica de Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. Santa Maria, v. 19, n. 1, p. 248-253, 2015.
GALLO, Z.; SPAVOREK, R. B. M.; MARTINS, F. P. L. Das hortas domésticas para a horta comunitária: estudo de caso no Bairro Jardim Oriente em Piracicaba, SP. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte, 2004. Anais... Belo Horizonte: 2011. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Trabalho/Trabalho2.pdf. Acesso em: 10 mar. 2018.
MELO, V. et al. Implantação de uma horta mandala como mecanismo de reinserçao de moradores de rua na sociedade. Tekhne e Logos, Botucatu, v. 8, n. 3, out. 2017.
NUTTAL, C. Agrofloresta para crianças: uma sala de aula ao ar livre. 2. ed. Salvador: Instituto de Permacultura da Bahia, 2008. 80 p.
RUSCHEINSKY, A. et al. Educação ambiental, abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002. 184 p.
SERAFIM, M. P.; DIAS, R. B. Agricultura urbana: análise do Programa Horta Comunitária do Município de Maringá (PR). In: COSTA, A. B. (Org.). Tecnologia social e políticas públicas. São Paulo: Instituto Pólis, 2013. p. 133-152.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.