Formação acadêmica para promover saúde

uma proposta inovadora

Autores/as

  • Olga Maria Ramalho de Albuquerque Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0001-6824-603X
  • Neusi Aparecida Navas Berbel Universidade Estadual de Campinas
  • Alberto Mesaque Martins Universidade Salgado de Oliveira
  • Maria Fernanda Mascarenhas dos Santos Melis Universidade de Brasília
  • Maria da Conceição Carrilho de Aguiar Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_art01

Palabras clave:

Extensão comunitária, Inovação, Formação profissional, Saúde, Participação social, Promoção da saúde

Resumen

Este texto busca caracterizar um Projeto de Extensão de Ação Contínua (Peac) vinculado à disciplina Promoção à Saúde 1 (PS 1) na Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, intitulado “Participação comunitária como meio de promover saúde”. O Peac iniciou em 2010. Os 682 discentes que cursaram a disciplina PS 1 entre 2010 e 2016 firmaram parceria com mais de 100 instituições, atingindo cerca de 1000 pessoas e colaborando para o exercício da função social da educação superior. Nesse ínterim, 42 trabalhos científicos resultantes do Peac foram aprovados e apresentados em congressos nacionais e internacionais. O principal efeito dessa prática pedagógica é o trânsito contínuo na interface ensino/pesquisa/ extensão. Seu desenvolvimento oportuniza aos participantes integrar teoria/prática; desenvolver habilidades cognitivas e sociais; analisar situações em equipe, além de operacionalizar mudanças no ambiente das instituições.

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Biografía del autor/a

Olga Maria Ramalho de Albuquerque, Universidade de Brasília

Doutora em Saúde Bucal Coletiva pela Universidade de Pernambuco, Brasil; professora e pesquisadora da Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasil.

Neusi Aparecida Navas Berbel, Universidade Estadual de Campinas

Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil.

Alberto Mesaque Martins, Universidade Salgado de Oliveira

Doutorando em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professor do curso de graduação em Psicologia e CST em Recursos Humanos da Faculdade Pitágoras-Uniminas, Minas Gerais, Brasil; professor do curso de Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, Minas Gerais, Brasil; psicoterapeuta.

Maria Fernanda Mascarenhas dos Santos Melis, Universidade de Brasília

Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação na Universidade de Brasília, Brasil.

Maria da Conceição Carrilho de Aguiar, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal; professora associada da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Citas

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Publicado

2018-02-28

Cómo citar

ALBUQUERQUE, O. M. R. de .; BERBEL, N. A. N.; MARTINS, A. M. .; MELIS, M. F. M. dos S.; AGUIAR, M. da C. C. de . Formação acadêmica para promover saúde: uma proposta inovadora. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 9–24, 2018. DOI: 10.14393/REE_v16n22017_art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/40176. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais