Práticas cênicas com alunos surdos
troca de saberes e valorização da cultura no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_rel04Palabras clave:
Teatro, Surdez, Práticas cênicas, Espaço escolar, Extensão universitáriaResumen
O presente relato destaca aspectos observados no desenvolvimento do projeto de extensão “Práticas cênicas com alunos surdos”. A partir de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria e a Escola Estadual de Educação Especial Dr. Reinaldo F. Cóser, o projeto visa desenvolver oficinas de teatro para os alunos dessa escola. As atividades buscam promover um espaço de expressão artística em que os participantes possam apresentar e ampliar suas capacidades criativas, refletindo sobre seu entorno por meio de práticas que engajam o lúdico e o sensível. Com o interesse no desenvolvimento de competências criativas, as propostas são desenvolvidas buscando a valorização da troca de saberes entre as acadêmicas-facilitadoras ouvintes e os alunos surdos que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Assim, metodologias e procedimentos são destacados de modo a apresentar como práticas desenvolvidas inicialmente para e por ouvintes são transformadas para o contexto do público de alunos surdos.
Descargas
Citas
BERSELLI, M.; LULKIN, S. A.; FERRARI, J. (Orgs.). Teatro flexível: guia para o desenvolvimento de oficinas de teatro e dança com alunos surdos. Porto Alegre: PROREXT UFRGS, 2015.
BOAL, A. Jogos para atores e não atores. 15. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. 320 p.
MCDONNELL, P. Deficiência, surdez e ideologia no final do século XX e início do século XXI. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 777-788, jul./set. 2016. doi: 10.1590/2175-623661091.
SKLIAR, C. Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e das diferenças. In: A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1998. p. 7-32.
SPOLIN, V. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 1989. 349 p.
STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2013. 118 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.