Escolas, bibliotecas escolares e a extensão universitária na UFPA, Campus Metropolitano de Ananindeua, Pará

Autores/as

  • Élida Moura Figueiredo Universidade Federal do Pará
  • Francy Taissa Nunes Barbosa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_rel02

Palabras clave:

Extensão universitária, Capacitação de professores, Ensino fundamental, Leitura e escrita

Resumen

Este texto foi construído a partir da experiência do projeto de extensão desenvolvido pela Biblioteca Universitária Benedicto Monteiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Ananindeua, em 2016, em escolas da rede pública vinculadas à Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua (SEMED). O projeto intitulado “Escolas e Bibliotecas Escolares do Município de Ananindeua” foi realizado durante todo o ano de 2016 e desenvolveu ações de capacitação para professores da rede pública do município por meio de oficinas – organizadas a partir de metodologias e materiais de baixo custo – de incentivo à leitura na educação infantil e no ensino fundamental. O projeto está vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX2016/UFPA) e, na sua primeira versão, capacitou 150 professores em quatro oficinas realizadas no segundo semestre de 2016. A partir desse trabalho, seis escolas iniciaram um processo de dinamização das suas salas de leitura e de pequenos acervos reunidos com auxílio de doações de professores, pais de alunos e parceiros do projeto, com divulgação das atividades que são desenvolvidas a partir dos temas e metodologias apresentadas nas oficinas realizadas pelo projeto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Élida Moura Figueiredo, Universidade Federal do Pará

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará, Brasil; bibliotecária na mesma instituição, Campus de Ananindeua, Brasil.

Francy Taissa Nunes Barbosa, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará, Brasil; coordenadora pedagógica na Universidade Federal do Pará, Campus Ananindeua, Brasil.

Citas

AGÊNCIA BRASIL. Brasil precisa construir 64 mil bibliotecas escolares até 2020 para cumprir meta. 2015. Disponível em: http:// agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2015-05/brasil-precisa-construir-64-mil-bibliotecas-escolares-ate-2020-para-cumprir. Acesso em: 2 fev. 2017.

ALVAREZ, L. Um lugar sem sentido. Revista Educação, São Paulo, fev. 2014. Disponível em: http://revistaeducacao.uol.com. br/textos/203/um-lugar-sem-sentido-308062-1.asp. Acesso em: 6 jan. 2017.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2001/lei-10172-9-janeiro-2001-359024-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 15 maio 2017.

CARDOSO, G. A.; GUIMARÃES, J. Biblioteca viva. Disponível em: http://ccpa.com.br/ler.aspx?t=Projeto%20 Biblioteca%20Viva&p=Biblioteca_BibliotecaViva.html&i=imagens/ bkInternaTitulo_Biblioteca.png. Acesso em: 5 jan. 2017.

CARVALHO, J. S. F. As palavras e as coisas. Revista Educação, São Paulo, out. 2016. Disponível em: http://www.revistaeducacao.com. br/as-palavras-e-as-coisas/. Acesso em: 19 fev. 2017.

FALCÃO, E. F. Vivência em comunidades: outra forma de ensino. João Pessoa: UFPB, 2014. 214 p.

FIGUEIREDO, E. M. Escolas e bibliotecas escolares no município de Ananindeua: realidade e perspectivas - conhecer para dinamizar. Projeto de Extensão. Ananindeua: UFPA/Campus de Ananindeua, 2016.

FORPROEX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. 2012. Disponível em: http://proex.ufsc. br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o- Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 20 maio 2017.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra. 2006. 128 p.

LEHFELD, N. A. S.; BARROS, A. J. P. B. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1991. 104 p.

NOGUEIRA, M. D. P. (Org). Extensão Universitária: diretrizes conceituais e políticas – Documentos básicos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras 1987 – 2000. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2000. p. 11-18. Disponível em: http://www.renex.org.br/documentos/Encontro- Nacional/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. 30 fev. 2017.

NOGUEIRA, M. D. P. Políticas de extensão universitária brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2005. p.178

PREFEITURA Municipal de Ananindeua. Secretaria Municipal de Educação. Censo Escolar 2016. Ananindeua: SEMED, 2016. (Inédito)

UFPA. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2016-2025). Belém, 2017. Disponível em: https://www.portal.ufpa.br/docs/ PDI_2016-2025.pdf. Acesso em: 1º maio 2017.

Publicado

2018-02-28

Cómo citar

FIGUEIREDO, Élida M.; BARBOSA, F. T. N. . Escolas, bibliotecas escolares e a extensão universitária na UFPA, Campus Metropolitano de Ananindeua, Pará. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 155–178, 2018. DOI: 10.14393/REE_v16n22017_rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/38901. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência