Projeto "Poéticas"

poesia como pensamento e educação

Autores/as

  • Fábio Santana Pessanha Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v16n22017_art02

Palabras clave:

Extensão Universitária, Poesia, Educação, Poética

Resumen

O projeto de extensão intitulado “Poéticas: Projeto de Capacitação de Professores e Formação de Leitores Literários”, vinculado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), teve por objetivo trabalhar a leitura poético-literária com professores da rede pública de ensino da cidade de Niterói, Rio de Janeiro. Apesar disso, o projeto não se restringiu a esse público, tanto que recebeu alunos de graduação, agentes de leitura, contadores de histórias e pessoas que se identificavam com os temas trabalhados. O método empregado foi a leitura concentrada em poemas selecionados e textos críticos, cujo diálogo empreendido se fez a partir da hermenêutica poética. Como resultado dessa ação, todos os participantes aumentaram sua produção textual e, quando professores, reinventaram suas posturas tanto em sala de aula quanto na vida cotidiana.

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Biografía del autor/a

Fábio Santana Pessanha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Teoria Literária na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; integrante do Núcleo  Interdisciplinar de Estudos de Poética (NIEP/UFRJ).

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Publicado

2018-02-28

Cómo citar

PESSANHA, F. S. Projeto "Poéticas": poesia como pensamento e educação . Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 25–52, 2018. DOI: 10.14393/REE_v16n22017_art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/38430. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais