A extensão universitária como processo de inclusão digital e social
Projeto de Alfabetização em Informática (PAI) aplicado aos alunos da Escola Estadual Esperidião Marques, Cáceres, Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v16n12017_art03Palabras clave:
Inclusão digital, Extensão universitária, Computador, Ensino, AprendizagemResumen
Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão de inclusão digital por meio de ferramentas livres, realizado na cidade de Cáceres, Mato Grosso, no ano de 2016. O projeto foi operacionalizado por meio de cursos práticos de capacitação em informática básica, internet e redes sociais com o objetivo de incentivar a utilização de computadores e softwares livres instalados no processo de ensino-aprendizagem. Teve como público alvo alunos do ensino fundamental - 6º ao 9º ano - e contou com a participação de 72 alunos oriundos das quatro turmas da Escola Estadual Esperidião Marques. Os resultados apresentam a importância do projeto na inserção dos estudantes no uso do computador como recurso tecnológico, no dia a dia das pessoas envolvidas, incentivando-os a utilizar esse instrumento para a construção e transmissão de saberes. Tal recurso favoreceu a inclusão digital, social e pluralização do conhecimento, bem como gerou uma imagem positiva das instituições envolvidas junto à comunidade local.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 12 abr. 2016.
CRUZ, R. O que as empresas podem fazer pela inclusão digital. São Paulo: Instituto Ethos, 2004. 112 p.
GRINSPUN, M. P. S. Z. et al. Educação tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2001. 231 p.
MARQUES, C. P. C.; MATTOS, M. I. L. de; TAILLE, Y. de la. Computador e ensino: uma aplicação à língua portuguesa. São Paulo: Ática, 2000. 96 p.
MISKULIM, R. G. S.; AMORIM, J. A.; SILVA, M. R. C. As possibilidades pedagógicas do ambiente computacional TelEduc na exploração, disseminação e representação de conceitos matemáticos. In: BARBOSA, R. M. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artimed, 2005. p. 71-83.
OLIVEIRA, C. C.; COSTA, J. W.; MOREIRA, M. Ambientes informatizados de aprendizagem: produção e avaliação de software educativo. Campinas: Papirus, 2001. 144 p.
TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3. ed. São Paulo: Érica, 2001. 181 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.