Acordes/UFT: o teatro e o lúdico como intervenções de educação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v15n12016_rel07Palabras clave:
Educação em saúde. Integração comunitária. Educação médica.Resumen
Este texto relata a experiência de participação de alunos de graduação dos cursos da área de saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no projeto de extensão "Acordes: o teatro e o lúdico como intervenções em saúde", nos anos de 2009 a 2013. Na proposta do projeto, buscou-se a apropriação dos tópicos teatrais mais relevantes na estética proposta por Augusto Boal - o Teatro do Oprimido - que fossem úteis para a educação popular em saúde e que expusessem o papel individual e coletivo de cada ser perante a saúde pública, evitando as fronteiras típicas entre o saber científico e o popular. O projeto atingiu um público de aproximadamente 4.200 pessoas, envolveu 67 estudantes de graduação e resultou em uma experiência satisfatória quanto a adquirir novas habilidades de comunicação e uma nova filosofia de pensar o ser humano como cidadão integrante de um sistema de saúde público, gratuito e universal.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004.
BOAL, A. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.
GAZZINELLI, M. F. et al. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 200-206, jan./fev. 2005.
GOLDSCHMIDT, I. L. O teatro de Augusto Boal e a educação profissional em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 61-69, mar./jun. 2012.
MAYER, D. E. E. et al. Interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, p. 1335-1342, jun. 2006.
NAZIMA, T. J. et al. Orientação em saúde por meio do teatro: relato de experiência. Revista Gaúcha Enfermagem, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 147-151, mar. 2008.
NORMAN, A. H.; TESSER, C. D. Prevenção quaternária na atenção primária à saúde: uma necessidade do Sistema
SOARES, S. M.; SILVA, L. B.; SILVA, P. A. B. O teatro em foco: estratégia lúdica para o trabalho educativo na saúde da família. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 818-824, out./dez. 2011.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.