Acordes/UFT: o teatro e o lúdico como intervenções de educação em saúde

Authors

  • Eduardo Luz Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Flávio Dias Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v15n12016_rel07

Keywords:

Educação em saúde. Integração comunitária. Educação médica.

Abstract

Este texto relata a experiência de participação de alunos de graduação dos cursos da área de saúde da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no projeto de extensão "Acordes: o teatro e o lúdico como intervenções em saúde", nos anos de 2009 a 2013. Na proposta do projeto, buscou-se a apropriação dos tópicos teatrais mais relevantes na estética proposta por Augusto Boal - o Teatro do Oprimido - que fossem úteis para a educação popular em saúde e que expusessem o papel individual e coletivo de cada ser perante a saúde pública, evitando as fronteiras típicas entre o saber científico e o popular. O projeto atingiu um público de aproximadamente 4.200 pessoas, envolveu 67 estudantes de graduação e resultou em uma experiência satisfatória quanto a adquirir novas habilidades de comunicação e uma nova filosofia de pensar o ser humano como cidadão integrante de um sistema de saúde público, gratuito e universal. 

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Author Biographies

Eduardo Luz Santos, Universidade Federal do Tocantins

Discente do curso de Medicina

Bolsista PIBEX (2013-2014) do projeto Acordes/UFT: O Teatro e o Lúdico como intervenções em saúde-

Flávio Dias Silva, Universidade Federal do Tocantins

Médico de Família e Comunidade, Médico Psiquiatra

Docente do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins

Coordenador do Projeto de Extensão Acordes/UFT: O Teatro e o Lúdico como intervenções em saúde

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Published

2016-07-25

How to Cite

SANTOS, E. L.; SILVA, F. D. Acordes/UFT: o teatro e o lúdico como intervenções de educação em saúde. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 141–149, 2016. DOI: 10.14393/REE-v15n12016_rel07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/31437. Acesso em: 26 jul. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiência