LiTRE-Saúde: promovendo o conceito de saúde junto à população de Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v14n22015_rel04Palabras clave:
Medicina de emergência, Ligas acadêmicas, Educação, Relação comunidade-universidade.Resumen
Ligas acadêmicas são organizações estudantis que se orientam segundo
o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Os projetos de extensão elaborados pelas ligas atuam na difusão
de conhecimentos sobre os principais agravos da saúde pública. A
realização de intervenções com enfoque na educação preventiva
colabora para a melhoria dos indicadores de morbimortalidade das
doenças mais prevalentes no país. A Liga de Trauma, Reanimação
e Emergência da Universidade Federal Fluminense (LiTRE-UFF)
organiza, anualmente, o projeto de extensão "LiTRE-Saúde". Nessa
iniciativa, os alunos da LiTRE e das ligas parceiras ensinam aos
frequentadores da Praia de Icaraí, em Niterói-RJ, fundamentos
teóricos e práticos sobre diversos temas médicos. O "LiTRE-Saúde"
assume um papel transformador da sociedade e da formação médica,
na medida em que melhora a qualidade da assistência à saúde e forma
profissionais competentes para trabalhar com as diferenças sociais e
culturais. Realizamos, neste relato de experiência, uma avaliação da
experiência de quatro anos do projeto de extensão "LiTRE-Saúde",
refletindo sobre seus potenciais efeitos junto à população da cidade.
Descargas
Citas
ALASF
GAWRYSZEWSKI, V. P.; KOIZUMI, M. S.; MELLO-JORGE, M. H. P. As causas externas no Brasil no ano 2000: comparando a mortalidade e a morbidade. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 4, p. 995-1003, jul./ago. 2004.
MONTEIRO, L. L. F. et al. Ligas acadêmicas: o que há de positivo? Experiência de implantação da liga baiana de cirurgia plástica. Rev. Bras. Cir. Plást., São Paulo, v. 23, n. 3, p. 158-61, 2008.
NASR, A. et al. Prevenção ao trauma e atendimento de qualidade: uma década de liga acadêmica do trauma no hospital do trabalhador
TORRES, A. R. et al. Academic leagues and medical education: contributions and challenges. Interface - Comunic., Saúde, Educ., Botucatu, v. 12, n. 27, p. 713-720, out./dez. 2008.
UFBA
UFC
UFV
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.