Compartilhando experiências no ensino de ciências na educação básica

Autores/as

  • Laura Barcelos Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa, membros do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis/UNIPAMPA).
  • Rithiele Gonçalves Universidade Federal do Pampa
  • Elena Maria Billig Mello Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS
  • Pâmela Billig Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_rel04

Palabras clave:

Experimentação, Ensino, Professores, Tecnologia, Escola.

Resumen

A utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e da experimentação no ensino das Ciências na educação básica são meios de implementação da interdisciplinaridade e favorecem o aprendizado dos alunos, pois um mesmo assunto pode ser trabalhado de diferentes formas e em diferentes contextos. Além de proporcionar momentos de compartilhamento de ideias e formulação de novos conceitos, uma das grandes contribuições da contextualização de assuntos da atualidade é a maior participação do aluno nas discussões e diálogos, uma vez que ele percebe a presença do tema no seu cotidiano. Considerando o exposto, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada em uma etapa do Programa de Extensão para Capacitação de Docentes para Difusão da Fisiologia por meio do uso TICs e da experimentação, realizado com professores de Ciências da rede pública de educação básica de Uruguaiana-RS, no período de janeiro a novembro de 2012.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rithiele Gonçalves, Universidade Federal do Pampa

Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa, membros do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis/UNIPAMPA).

Elena Maria Billig Mello, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta da Universidade Federal do Pampa (Campus Uruguaiana/RS)

Pâmela Billig Mello-Carpes, Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana/RS

Fisioterapeuta. Formação Pedagógica - Habilitação Anatomia e Fisiologia Humana. Mestrado em Fisiologia. Doutorado em Fisiologia. Pós-doutorado em Neurofisiologia (KUL - Bélgica)

Publicado

2013-12-20

Cómo citar

BARCELOS, L.; GONÇALVES, R.; MELLO, E. M. B.; MELLO-CARPES, P. B. Compartilhando experiências no ensino de ciências na educação básica. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 141–152, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_rel04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/22102. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a