Justiça de transição e direitos fundamentais: a escola pensando os direitos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_art03Palabras clave:
Direitos fundamentais e humanos, Democracia, Justiça de Transição, Educação, CidadaniaResumen
O presente texto, baseado no projeto de extensão homônimo, executado nos anos de 2011 e 2012, tem como objetivo apresentar a organização, o desenvolvimento e os resultados obtidos com tal iniciativa. Tendo como base o incentivo à conscientização de jovens quanto à Democracia, à Cidadania, aos Direitos Humanos e à Justiça de Transição, o ambiente escolhido para a realização do projeto foram salas de aula de uma escola pública de ensino médio de Uberlândia-MG. A partir de dinâmicas e outras atividades coletivas, foram estimulados debates para a construção crítica dos principais conceitos e o desenvolvimento do aprendizado desejado com apoio nos valores de autonomia, reflexão crítica e participação ativa dos alunos. Isso se torna essencial para que, por meio da educação, seja possível disseminar o respeito aos direitos e liberdades do próximo, assim como posto na Declaração Universal dos Direitos Humanos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-12-19
Cómo citar
MACIEL, M. M.; FERNANDES, R. C. Justiça de transição e direitos fundamentais: a escola pensando os direitos. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 37–50, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20871. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.