Justiça de transição e direitos fundamentais: a escola pensando os direitos

Autores

  • Marcela Marques Maciel Universidade Federal de Uberlândia
  • Renata Cardoso Fernandes Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_art03

Palavras-chave:

Direitos fundamentais e humanos, Democracia, Justiça de Transição, Educação, Cidadania

Resumo

O presente texto, baseado no projeto de extensão homônimo, executado nos anos de 2011 e 2012, tem como objetivo apresentar a organização, o desenvolvimento e os resultados obtidos com tal iniciativa. Tendo como base o incentivo à conscientização de jovens quanto à Democracia, à Cidadania, aos Direitos Humanos e à Justiça de Transição, o ambiente escolhido para a realização do projeto foram salas de aula de uma escola pública de ensino médio de Uberlândia-MG. A partir de dinâmicas e outras atividades coletivas, foram estimulados debates para a construção crítica dos principais conceitos e o desenvolvimento do aprendizado desejado com apoio nos valores de autonomia, reflexão crítica e participação ativa dos alunos. Isso se torna essencial para que, por meio da educação, seja possível disseminar o respeito aos direitos e liberdades do próximo, assim como posto na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Marques Maciel, Universidade Federal de Uberlândia

Universidade Federal de Uberlândia

Renata Cardoso Fernandes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

19-12-2013

Como Citar

MACIEL, M. M.; FERNANDES, R. C. Justiça de transição e direitos fundamentais: a escola pensando os direitos. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 37–50, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20871. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais