O Museu de Biodiversidade do Cerrado e a sua ação educativa
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v8n22009-20458Palabras clave:
MultidisciplinarResumen
O Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC) é um centro de educação não formal com enfoque em educação ambiental (EA), extremamente procurado por instituições escolares da cidade de Uberlândia (MG) e arredores. No sentido de sugerir novos caminhos para esta instituição, neste trabalho são apresentadas descrições do espaço físico, das atividades desenvolvidas e sugestões de inovações, com o intuito de modernizar e aprimorar as ações educativas lá realizadas. As estruturas utilizadas para as atividades educativas e o aprendizado ambiental no MBC, são compostas de biblioteca, vitrines contendo representantes da fauna e da flora do Cerrado, trilhas temáticas e área recreativa. O MBC recebe um público variado que realiza visitas com ou sem monitoria. Durante as visitas monitoradas os visitantes são divididos em dois grupos e percorrem tanto o museu quanto as trilhas, discutindo assuntos relacionados ao Cerrado e sua conservação. Para que o MBC se transforme em uma instituição modelo de educação não formal, aprimorando ainda mais seu potencial educativo, sugerimos que sejam feitos investimentos para preparação, manutenção, e atualização do acervo e do cenário, tornando-o mais interativo e atrativo; formação e treinamento dos funcionários; treinamento de monitores; divulgação, renovação e modernização das atividades oferecidas, acrescentando técnicas lúdicas e áudio-visuais.Descargas
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Derechos de autor 2017 Flávia Ribeiro Santana, Fernanda Helena Nogueira-Ferreira
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