Production of problem situations in the course of university extension by teachers of Natural Sciences of the final years and high school of the basic education network
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-48625Keywords:
Solving problem, Teaching formation, Science teachingAbstract
This paper will present and discuss the data extracted from a course of continuing education of teachers of the area of Natural Sciences, held at the Federal University of Pampa-Unipampa of the campus of Caçapava do Sul, State of Rio Grande do Sul, Brazil. The experience indicates the development of skills in the process of elaboration and problem solving that can be carried out in the course of immersion with teachers of the Natural Sciences areas and this is linked to the formation of a group of continuing teacher training, as well as justifies the need to establish a teaching group based on the study of Problem Solving in Science Teaching. The results show that the work developed facilitated the improvement of skills in teachers, as well as contributed to minimize the difficulties encountered in teaching practice.
Downloads
References
ABREU, M. C. S. Formação continuada: uma reflexão sobre a resignação da prática docente. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
BATINGA, V. T. S. A abordagem de RP por professores de química do ensino médio: um estudo de caso sobre o conteúdo de estequiometria. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
BENTLIN, F. R. S. RP como prática de ensino sobre funções inorgânicas para alunos da EJA. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
BOLZAN, E. C. V. M. M. RP como proposta para o ensino e aprendizagem de física moderna e contemporânea no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2015.
BOLZAN, T. D. Ensino da função polinomial do 2º grau através da metodologia da RP. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRUNER, J. S. Uma nova teoria da aprendizagem. Rio de Janeiro: Block, 1966.
BRUNER, J. S. Sobre o conhecimento: ensaios de mãos esquerda. São Paulo: Phorte, 2008.
CARRER, E. L. B. A RP como estratégia para o estudo da química no cotidiano. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
CLEMENT, L.; TERRAZZAN, E. A. Atividades didáticas de RP e o ensino de conteúdos procedimentais. Revista electrónica de investigación em educación em ciencias, Buenos Aires, v. 6, n.1, p. 87-101, 2011.
COSTA, S. S. C., MOREIRA, M. A. RP II: propostas de metodologias didáticas. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 5-26, 1997.
COSTA, S. S. C.; MOREIRA, M. A. A RP como um tipo especial de aprendizagem significativa. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 18, n. 3, p. 263-277, 2001.
DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução de Renata Gaspar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
ECHEVERRÍA, M. D. P; POZO, J. I. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 13-42.
FREITAS, J.Q.P. RP no ensino da matemática: uma introdução à geometria fractal no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2015.
GIL PÉREZ, D. et al. Questionando a didática de RP: elaboração de um modelo alternativo. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9. n. 1. p. 7-19, 1992.
GOI, M. E. J. A Construção do conhecimento químico por estratégias de RP. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2004.
GOI, M. E. J. Formação de professores para o desenvolvimento da metodologia de RP na educação básica. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
LAUDAN, L. Progress and it's problems: towards a theory of scientific growth. London: outledge & Kegan Pau, 1977. p. 275.
LEITÃO, Á.; ALARCÃO, I. Para uma nova cultura profissional: uma abordagem da complexidade na formação inicial de professores do 1º CEB. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 19, n. 2, p. 51-84, 2006.
LEITE, L.; ESTEVES, E. Trabalho em grupo e aprendizagem baseada na RP: um estudo com futuros professores de física e de química. In: Actas do International Conference PBL. Perú: Pontifícia Universidad Católica del Perú, 2006.
LEITE, S. B. Estudo sobre polímeros através da RP. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
LIBÂNEO, J.; PIMENTA, S. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. Educação e Sociedade, Campinas, ano XX, n. 68, p. 239-277, 1999. Doi: 10.1590/S0101-73301999000300013.
LOPES, J. RP em física e química. Lisboa: Texto, 1994.
LÜDCKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NERY, B, K.; MALDANER, O. A. Formação continuada de professores de química na elaboração escrita de suas aulas a partir de um problema. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 11, n. 1, p. 120-144, 2012.
PEDUZZI, L. O. Q. Sobre a RP no ensino da Física. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 14, n. 3, p. 229-253, 1997.
PERES, R. G. Análises e reflexões sobre o uso da RP como alternativa metodológica para o ensino de química no ensino técnico. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
PORLÁN, R.; MATÍN, J. El diário del professor: un recurso para la investigación em el aula. 4. ed. Sevilla/ESP: Díada, 1994. (Colección Investigación y Enseñaza, Serie Práctica).
POZO, J. I. (org.). A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SANTOS, A. B. RP como prática de ensino de funções inorgânicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
SILVA, E. A. Articulação entre RP e a temática drogas como proposta metodológica para o ensino de química. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2017.
SIQUEIRA, V. F. RP na formação de professores de ciências da natureza: aspectos pedagógicos e metodológicos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.
SOARES, M. T. C., PINTO, N. B. Metodologia da Resolução de Problemas. In: REUNIÃO ANPED, 24., 2001. Disponível em: http://24reuniao.anped.org.br/tp1.htm. Acesso em: 15 maio 2019.
SOUZA. R. L. L. Formação continuada dos professores e professoras do município de Barueri: compreendendo para poder atuar. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SOUZA, S. C.; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS, Natal, Ano 31, v. 5. p. 182-200, 2015. Doi: 10.15628/holos.2015.2880.
VALENTE, V. A.; ALMEIDA, M. E. B.; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, 2017. Doi: 10.7213/1981-416X.17.052.DS07.
WATTS, M. The science of problem-solving-a pratical guide for science teachers. London: Cassell, 1991.
WILSEK, M.; TOSIN, J. Ensinar e aprender ciências no ensino fundamental com atividades investigativas através da RP. Dia a Dia e Educação, Curitiba, v. 3, n. 5, 2012.
ZULIANI, S. R. Q. A; ÂNGELO, A. C. D. A utilização de metodologias alternativas: o método investigativo e a aprendizagem de química. In: NARDI, R. (org.). Educação em ciências: da pesquisa à prática docente. São Paulo: Escrituras, 2001. p. 69-80.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.