Impressões dos professores em formação continuada sobre Resolução de Problemas na Educação Básica

Autores

  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v17n12018-art02

Palavras-chave:

Formação de professores, Resolução de problemas, Educação Básica

Resumo

Neste artigo são apresentados e discutidos resultados obtidos a partir da realização de uma ação de extensão universitária ofertada em uma universidade pública do Rio Grande do Sul. Essa atividade extensionista teve por objetivo trabalhar os aspectos epistemológicos, pedagógicos e psicológicos da resolução de problemas na formação de professores. Para tanto, fundamentos teóricos e metodológicos foram trabalhados na ação de extensão. Os dados coletados - respostas a questionários e produtos das sistematizações - foram analisados por meio da Escala de Likert. Verificou-se, por fim, a pertinência desta atividade quanto sua ampla potencialidade no aprimoramento profissional dos professores, com reflexões críticas sobre a sua prática pedagógica, em um ambiente coletivo de seu contexto de trabalho e os grupos de formação podem se constituir nesses espaços reflexivos.

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Biografia do Autor

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora da Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

09-08-2018

Como Citar

GOI, M. E. J. Impressões dos professores em formação continuada sobre Resolução de Problemas na Educação Básica. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 40–77, 2018. DOI: 10.14393/REE-v17n12018-art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/40289. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais