Produção de situações-problema em curso de extensão universitária por professores de Ciências da Natureza dos anos finais e ensino médio da rede básica de ensino

Autores

  • Vanessa Fagundes Siqueira Universidade Federal do Pampa
  • Mara Elisângela Jappe Goi Universidade Federal do Pampa
  • Jaqueline Pinto Vargas Universidade Federal do Pampa
  • Ricardo Machado Ellensohn Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-48625

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Formação de professores, Ensino de Ciências

Resumo

Neste trabalho serão apresentados e discutidos os dados extraídos de um curso de formação continuada de professores da área de Ciências da Natureza realizado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul. A experiência realizada indica o desenvolvimento de competências no processo de elaboração e resolução de problemas que pode ser realizado em curso de imersão com professores das áreas de Ciências da Natureza e essa se vincula à constituição de um grupo de formação continuada de professores, bem como se justifica pela necessidade de instituir um grupo docente embasado no estudo da Resolução de Problemas no Ensino de Ciências. Os resultados apontam que o trabalho desenvolvido oportunizou o aprimoramento de habilidades nos docentes, bem como contribuiu para minimizar as dificuldades encontradas na prática docente.

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Biografia do Autor

Vanessa Fagundes Siqueira, Universidade Federal do Pampa

Graduanda em Ciências Exatas na Universidade Federal do Pampa, Rio Grande do Sul, Brasil

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

Jaqueline Pinto Vargas, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora adjunta na Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ricardo Machado Ellensohn, Unipampa

Doutor em Síntese Orgânica (Organometálicos e Síntese Total) pela Universidade de São Paulo, Brasil, com estágios de pós-doutorado em Síntese Quiral (Compostos com atividade biológica) pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professor adjunto e coordenador acadêmico na Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

22-01-2020

Como Citar

SIQUEIRA, V. F.; GOI, M. E. J.; VARGAS, J. P.; ELLENSOHN, R. M. Produção de situações-problema em curso de extensão universitária por professores de Ciências da Natureza dos anos finais e ensino médio da rede básica de ensino. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 34–55, 2020. DOI: 10.14393/REE-v18n22019-48625. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/48625. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais